Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nos lábios a lei da bondade






Certa vez, passei por um ônibus que estava com o motor afogado. Os passageiros estavam relutantes em sair e empurrar o veículo para que o motorista pudesse fazê-lo pegar “no tranco”. Então, ele pediu que eu e alguns outros pedestres ajudássemos, o que fizemos alegremente.


Atos de amabilidade devem ser parte de nossa vida diária. Isso só é possível na medida em que o Espírito Santo vive em nós. Quando estivermos cheios de Sua presença, não esperaremos que as pessoas nos peçam ajuda. Em vez disso, mostraremos amabilidade a cada oportunidade que se apresentar, sem que nos solicitem.


“Sua influência alcança o ser humano. ... É seu dever ser cristão no mais alto sentido da palavra – ‘igual a Cristo’. É através das invisíveis linhas que os ligam a outras pessoas com as quais vocês entram em contato que vocês podem, se estiverem em constante comunhão com Deus, deixar impressões que os tornarão um cheiro de vida para a vida. De outro lado, se vocês são egoístas, orgulhosos, mundanos, não importa qual tenha sido a sua experiência, ou quanto sabem, se não tiverem nos lábios a lei da bondade, a doce fragrância do amor que exala do coração, nada poderão fazer do que deve ser feito” (Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 178, Ellen G. White)


Não devemos ser seletivos sobre as pessoas a quem mostramos amabilidade. Leia o que Jesus tinha a dizer sobre a seletividade em Mateus 5:43-45 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 


Mãos à Bíblia
5. Que princípio de vida Jesus mencionou em Lucas 6:38?  dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.


Como cristãos, devemos ser sempre benignos, mesmo que a benignidade não volte para nós. De fato, ser benignos para aqueles que são indelicados para conosco é a marca de legitimidade dos verdadeiros seguidores de Jesus. Em geral, porém, a maneira de tratarmos os outros afetará a maneira de tratarem a nós mesmos.


6. Que outra recomendação fez Jesus a respeito da amabilidade?


 Lc 6:35 - Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.


É sempre fácil ser bom para os que, por sua vez, podem ser bons para conosco. Qualquer pessoa faz isso. O mais difícil, porém, é ser bondoso, especialmente aos que nunca poderão fazer algo por você. Esse é o verdadeiro teste.

Maganjo Kimani Nairóbi, Quênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário