Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Amabilidade: no melhor ou no pior






“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade [amabilidade], humildade, mansidão, longanimidade” (Cl 3:12, Almeida Revista e Corrigida).


Prévia da semana: A amabilidade é essencial para a cultura cristã. Ser grosseiro e rude nos fere e também aos outros. A misericórdia de Deus nos motiva a praticar misericórdia em direção aos outros. A amabilidade de Cristo é nosso modelo.






Amabilidade: no melhor ou no pior


Muitas histórias têm sido contadas sobre como atos de benignidade (amabilidade) têm salvado pessoas. Charles Nyaranga experimentou uma dessas histórias em primeira mão. Como estudante no Colégio Spicer, Charles passou um verão colportando (vendendo livros cristãos) nas fazendas da Noruega. Ele diz: “Eu estava indo de porta em porta no Vale Halingdal para apresentar meus livros quando encontrei Amund Granli, o dono de uma banda, que gritou de longe: ‘Eu não creio em Deus. Nai Tak.’ Nai Tak significa ‘não, obrigado’. Estas palavras podem ser um sinal não amigável, especialmente para um vendedor de porta em porta, ou ainda pior, se você tiver pele escura como a minha. Parei no portão, olhei para ele e inocentemente pedi em meu Nosk estropiado: ‘Por favor me conceda um minuto para lhe dizer o que me trouxe do Quênia para a sua porta.’”


Charles declara que muitas pessoas na Noruega não creem em Deus. Portanto, foi sua resposta a essa descrença que fez a diferença. Provérbios 15:1 diz: “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.” O sábio continua dizendo no verso 4: “As palavras bondosas nos dão vida nova.” Qualquer palavra ou ato afeta, para melhor ou para pior, a vida daquele que o recebe.


O Sr. Granli mais tarde disse a Charles que o deixou entrar por causa de sua resposta amável. Eles contaram um ao outro suas experiências. O Sr. Granli comprou alguns livros, e ensinou Charles a tocar violão.


É um privilégio dar alegria às pessoas por meio de atos e palavras de amabilidade. A amabilidade liga as famílias com o Divino. Pode até trazer paz. O povo de Deus deve levar a paz pela amabilidade. Paulo diz em Colossenses 3:12 que devemos nos revestir da benignidade (amabilidade), assim como vestimos a roupa quando nos levantamos de manhã. 


Qualquer pessoa que tenha sido chamada à salvação eterna é chamada à amabilidade. Ao ler o estudo sobre amabilidade esta semana, pense sobre quais atos de amabilidade Cristo o está chamando a praticar. Mas não fique só pensando. Aja com amabilidade, também.


Mãos à Bíblia
1. No Sermão do Monte, Jesus ilustra claramente a benignidade de Deus. 


Mateus 5:43-48 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.


e responda às perguntas a seguir:


a. A que elevado padrão Jesus nos chama?
b. Que motivo Jesus dá ao nos chamar a esse padrão?
c. Note como Cristo usou a palavra perfeitos no verso 48 - Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste


O que significa o termo perfeito, aqui, e como o uso dessa palavra pode nos ajudar a entender o que significa ser perfeito como é perfeito “nosso Pai celeste”?


Com estes versos, Jesus nos chama a ser perfeitos, tão perfeitos quanto Deus. Como assim? Amando os inimigos, orando pelos que nos maltratam, sendo amáveis com os que não são amáveis conosco. Foi assim que Jesus definiu o que é ser “perfeito”. Imagine como seria nossa igreja e nossos lares se morrêssemos para o eu a ponto de vivermos realmente assim!

Charles Nyaranga Nairóbi, Quênia



Nenhum comentário:

Postar um comentário