Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O fruto do Espírito Santo é bondade





“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef 2:10, NVI).


As boas obras demonstram uma vida cristã. Quando são praticadas com abnegação, elas abençoam o praticante e o beneficiário. Atos de bondade podem ser aparentemente pequenos aos olhos do mundo, mas grandes aos olhos de Deus, quando praticados para Sua honra e glória.





Os outros sabem?


São oito da manhã. Tomo o desjejum, pego minha Bíblia e ligo o carro. É sábado, e estamos a caminho da igreja. Antes de entrar no carro, noto o vizinho olhando para nós num misto de curiosidade e surpresa. Fico cogitando o que ele pensa de nós. Quem somos nós para ele? Na verdade, não lhe causamos problemas. E na semana passada devolvi para ele um pacote que ele havia esquecido no estacionamento do nosso prédio.


Mas a questão vai além disso. Será que ele compreende que estamos indo para a igreja? Será que ele sabe que somos cristãos? É claro que ele sabe, digo a mim mesmo. Mas se ele sabe mesmo que somos cristãos, como é que ele sabe? Por causa de nossos atos? Por que sou um “bom sujeito” ou uma “boa pessoa”? Quem define o que faz de alguém uma boa pessoa? Porque, na verdade, ele é um vizinho muito bom, talvez o melhor da vizinhança; mas, tanto quanto eu saiba, não vai à igreja.


Enquanto me afasto com o carro, aceno com a mão para cumprimentá-lo, e pergunto a mim mesmo: Será que ele sabe que estou verdadeiramente procurando ter um relacionamento especial com Deus?


Parece óbvio que exista uma relação íntima entre bondade e comportamento externo. Contudo, devemos questionar se temos o conceito correto. Do que depende o ato de “ser bom”? Qual é a fonte disso? Qual é a motivação por trás do fato de ser bom? Será que nossa motivação se baseia em conceitos mundanos? Ou será que se aproxima da bondade de Jesus? Isso é especialmente importante, porque a bondade de Jesus sempre mostrou Seu íntimo relacionamento com o Pai.


Em resumo, devemos perguntar a nós mesmos se nossa “bondade” fala a nossos atos, nossa religião, ou nosso verdadeiro relacionamento com Deus. “Não é somente pregando a verdade, ou distribuindo literatura, que seremos testemunhas de Deus. Lembremo-nos de que uma vida semelhante à de Cristo é o mais poderoso argumento que pode ser apresentado em favor do cristianismo, e que o cristão que não é fiel à sua profissão causa mais dano ao mundo do que um mundano” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 21).


Mãos à Bíblia
Na Bíblia, o sentido mais profundo e absoluto de “bom” é um predicado exclusivo de Deus. Assim, embora a palavra bom seja usada livremente em muitas circunstâncias, 


apesar de haver indivíduos bom e maus (Mt 5:45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos ),
embora seja possível os cristãos praticarem boas obras (Ef 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas), 
e Deus haja declarado que tudo o que criou era “muito bom” (Gn 1:31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. ), 
Jesus afirma que só Deus é “bom” (Mc 10:18  -  Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.). 


Só Deus é absoluto. Todos os outros têm graus de bondade quando comparados a esse padrão absoluto.


1. Como a bondade de Deus se revela em nossa vida? 


Êx 33:19 -  Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.  

Sl 25:8 -  Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. 

Sl. 86:5  -  Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam.

Sl. 107:21 -  Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! 

Na 1:7 - O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.  

Rm 8:28 - Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 



2. Qual é a maior revelação da bondade de Deus à humanidade? 


Jo 14:9 - Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

Hb 1:2, 3 - nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

Patty Lopez Arlington, EUA





Nenhum comentário:

Postar um comentário