Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mansidão: evidência inequívoca




“A mansidão é um fruto do Espírito, e uma evidência de que somos ramos do Deus vivo. A presença permanente da mansidão é uma evidência inequívoca de que somos ramos da Videira verdadeira e estamos dando muito fruto. É uma evidência de que estamos, pela fé, contemplando o Rei em Sua beleza e estamos sendo transformados à Sua semelhança. Onde existe a mansidão, as tendências naturais estão sob o controle do Espírito Santo. A mansidão não é uma espécie de covardia. É o espírito que Cristo manifestou quando sofria injúrias e suportava insultos e abusos. Ser manso não é desistir de nossos direitos; mas é a preservação do autocontrole sob a provocação para dar lugar à ira ou ao espírito de retaliação. A mansidão não permitirá que a paixão tome as rédeas.

“Quando Cristo foi acusado pelos sacerdotes e fariseus, preservou Seu autocontrole, mas decididamente tomou a posição de que as acusações deles eram inverídicas. Disse-lhes: ‘Quem de vós me convence de pecado?’ ‘Se falei mal, dá testemunho do mal; mas, se falei bem, por que Me feres?’ Ele sabia que Sua posição era correta. Quando Paulo e Silas foram espancados e lançados na prisão sem julgamento nem sentença, não abdicaram de seus direitos de ser tratados como cidadãos honestos. Quando houve um grande terremoto e os fundamentos da prisão foram abalados e as portas, abertas, e as cadeias de todos se soltaram, e os magistrados enviaram a notícia aos prisioneiros de que eles podiam partir em paz, Paulo fez um protesto e disse: ‘Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere, sendo nós cidadãos romanos; querem agora, às ocultas, lançar-nos fora? Não será assim; pelo contrário, venham eles e, pessoalmente, nos ponham em liberdade. ... Então, foram ter com eles e lhes pediram desculpas; e, relaxando-lhes a prisão, rogaram que se retirassem da cidade.’ Através do ato de Paulo e Silas o nome de Deus foi magnificado e as autoridades foram humilhadas. Era necessário que a honra de Deus fosse vindicada nessa ocasião” (Ellen G. White, Signs of the Times, 22 de agosto de 1895).


Mãos à Bíblia
Mansidão é o oposto do orgulho. Existe hoje muita ênfase na importância de ter autoestima. Quando a autoestima ultrapassa os limites e se torna orgulho? A mansidão é necessária para receber a Palavra de Deus. Quem não tem espírito humilde não pode receber a Palavra de Deus, porque existe um conflito de interesses. A mansidão é necessária para o testemunho eficaz. “Santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito” (1Pe 3:15, 16, NVI). Mansidão dá glória a Deus. Primeira Pedro 3:4 diz: “Seja... o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.”

Lauren Halstrom Saginaw, EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário