Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fé + obras = fidelidade




A Bíblia compara a fé sem ação a um corpo sem espírito (fôlego). Um corpo sem espírito está, é claro, morto (Tg 2:26 - Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta). Essas ações, ou obras, são resultado de um sistema de crenças. São prova da fé que a pessoa tem. Por exemplo, quando oramos sem fidelidade, nossas petições não produzirão resultados positivos. Contudo, quando tivermos fé e crermos que Deus responderá às nossas orações, Ele nos ouvirá e nos dará a resposta que for melhor para nós. “Ao ascenderem ao trono de Deus as orações sinceras, humildes do pecador, Cristo mistura com elas os méritos de Sua própria vida de obediência perfeita” (Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus [MM 1956], p. 22). Nossas orações são tornadas perfeitas por esse incenso.


A Bíblia registra muitos exemplos de pessoas que expressaram fidelidade contra todas as probabilidades, e saíram vitoriosas. Uma dessas pessoas foi Enoque, que “andou com Deus” (Gn 5:24). Seus pequenos atos de fidelidade o qualificaram para isso. “O andar de Enoque com Deus não foi em arrebatamento de sentidos ou visão, mas em todos os deveres da vida diária. ... Na família e em suas relações com os homens, como esposo e como pai, como amigo, cidadão, ele foi um servo do Senhor, constante, inabalável” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 85).


Até os demônios creem (Tg 2:19  -  Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem). Assim é que nossas ações, também, mostram se nossa fé e genuína ou não. Antes de Elias poder ser bem-sucedido contra Baal no Monte Carmelo (1Rs 18), teve que aprender a depender inteiramente de Deus. Precisou demonstrar por meio de seus atos em que consistia seu sistema de crenças. E, como Elias, todos os outros campeões da fé na Bíblia tiveram que empregar a virtude da fidelidade em sua vida a fim de vencer os momentos probantes.


“Anda pela fé no caminho que Ele traçar. Sobrevirão provas; mas prossegue avante. Isso fortalecerá tua fé e te preparará para o serviço. Os registros da História Sacra são escritos, não meramente para que possamos ler e nos maravilhar, mas para que a mesma fé que operou nos servos de Deus no passado possa operar em nós. De maneira não menos acentuada o Senhor operará agora, onde quer que haja corações de fé para servirem de canais de Seu poder” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 175).


Mãos à Bíblia
2. Qual era a convicção de Jesus, expressa em Sua pergunta de Lucas 18:8?  Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?


3. Qual é a primeira característica dos últimos tempos? 2Tm 3:1-5. -  Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. 


Onde encontramos essa característica tão publicamente exposta hoje?


“Procure ser o número um”, “primeiramente, ame a si mesmo”, é o lema popular. O egoísmo resultou em outro fenômeno: a irresponsabilidade. Esta geração bem poderia ser a descrita em Provérbios: “Há daqueles que amaldiçoam a seu pai e que não bendizem a sua mãe. Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia” (Pv 30:11, 12).

Beatrice Akinyi Ndhiwa, Quênia



Nenhum comentário:

Postar um comentário