Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Uma vogal faz toda a diferença





Há um ditado em espanhol que diz o seguinte: “Manso, pero no menso” (manso, mas não tolo). Em espanhol, só uma vogal é que faz a diferença entre as duas palavras “manso” e “menso”. Contudo, na prática, há um abismo entre elas. Para muitos cristãos, o dom de Jesus de ser “manso e humilde de coração” (Mt 11:29, NVI) é um dos dons mais difíceis de se aceitar e exemplificar. Talvez a razão não seja a indisposição para tanto, mas a compreensão que se tem sobre o que a mansidão envolve.


O Dicionário Merriam-Webster define manso como “deficiente em espírito e coragem: submisso”; e “não... forte”. Essas definições são negativas. Fazem parecer que pessoas mansas são capachos silenciosos para ser pisados por pessoas fortes e competentes. E, se formos totalmente honestos, nenhum de nós conscienciosamente se apresentaria para essa posição de capacho.


Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal. Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito (1 Pedro 3)


Contudo, em 1 Pedro 3, Jesus diz que a mansidão é de grande valor para Deus. Portanto, é imperativo que a obtenhamos. Por meio do exemplo de Jesus, podemos aprender que a mansidão não é somente revelada nas coisas que fazemos, mas em como as fazemos. Nossa atitude determina se somos mansos ou tolos. Ser manso envolve ter capacidade para reagir com aspereza, mas escolher não fazê-lo. Isso só pode ser realizado ao se seguir o exemplo de mansidão de Jesus. Eis aqui algumas maneiras pelas quais podemos fazê-lo:


Submeter-nos totalmente a Deus 


Jo 5:30 -  Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou. 


Embora Jesus fosse um membro igual aos outros da Divindade, submeteu-Se completamente ao Pai e ao Espírito Santo. Quando enfrentamos uma situação difícil, nosso relacionamento com Deus desempenha um papel-chave em nossa maneira de reagir.


Colocar os outros antes de nós 


Fp 2:5-7 - Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana...


Jesus ofereceu tudo o que Ele era por nossa causa. Quando você vê outros passarem por uma situação desafiadora e tem os recursos para ajudá-los, então faça-o, mesmo que fazê-lo coloque você numa posição desconfortável.


Andar humildemente com Deus 


Mq 6:8 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. 


Quando seguimos os requisitos alistados em Miquéias 6:8, nos permitimos ser agentes de transformação na vida de outras pessoas.


Deus deseja que sejamos pacientes e humildes, contudo, sempre prontos a combater o bom combate da fé. Com base nos padrões do mundo, podemos parecer tolos. Contudo, o Espírito de Deus, vivendo em nós, contrabalança a situação e faz toda a diferença.


Mãos à Bíblia
4. Como você entende as promessas e recompensas mencionadas nos textos seguintes? 



Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o SENHOR os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração. (Sal. 22:26)

Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. (Sal. 25:9)

Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. (Sal. 37:11)

O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra. (Sal. 147:6)

Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. (Isa. 29:19)

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mat. 11:30)

Gladys S. Kelley Laurel, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário