Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pare de tentar ser bom




Não há absolutamente nenhuma receita humana que possa nos ajudar a ser bons. Ser bom simplesmente não é parte de nossa natureza humana pecaminosa.


(Jr 13:23  -  Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal. 


Rm 3:10-12  -  como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer 


Rm. 7:18-25  -  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado


Muitos sistemas religiosos são baseados no esforço humano de ser bom. Isso é perigosamente atrativo, porque não temos de renunciar ao controle de nossa vida a qualquer poder superior. Contudo, desenvolver o fruto da bondade é permitir que o Espírito Santo opere em nós (Ez 11:19, 20  - Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. ). 


O segredo está em se entregar ao Espírito Santo. Essa entrega exige fé. Quando você tem fé em Deus, Ele pode começar a desenvolver Seu caráter em você. Então, a bondade começará a crescer em seu coração. A seguir, estão algumas medidas que você pode tomar, as quais o(a) ajudarão a entregar a vida a Deus:


Reconheça sua necessidade. 


O mundo nos ensina que precisamos confiar no eu para alcançar o sucesso. Contudo, como cristãos, precisamos admitir que nossa natureza pecaminosa nos controla mais do que pensamos. Não podemos confiar em nós mesmos para fazer essa entrega a Deus. A solução é a dependência dEle. Faça do reconhecimento de sua necessidade dEle sua prioridade número um (1Jo 3:4-7  - Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.).


Mantenha a conexão. 


Seguir o método orar-estudar-obedecer-partilhar-louvar é a evidência de que você está participando da renovação da “natureza”. Esse é também o meio que o Espírito Santo usa para nos ajudar a edificar nossa fé (Jo 15:4  - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. ).


Seja honesto com Deus. 


Ser transformado à imagem de Deus pode ser tão desconcertante quanto excitante. Às vezes, Ele nos leva em direções para as quais simplesmente não queremos ir. Seja honesto com Ele. Conte-lhe como você se sente a respeito dessas ocasiões. Afinal de contas, Ele é o seu melhor amigo (Sl 7788:69  - Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos.   - Os meus olhos desfalecem de aflição; dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR, e te levanto as minhas mãos).


Dê-Lhe seu tudo. 


Seus planos, ideias, projetos e sonhos. Há uma aventura magnífica esperando por você quando se tornar o barro nas mãos dEle 


Ef 3:20, 21  -  Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!


Jr 29:11 -  Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.


Mãos à Bíblia
Jesus assinalou que, assim como uma árvore é conhecida por seus frutos, seremos conhecidos pelo tipo de vida que vivemos. Jesus leva um passo adiante a importância das boas obras quando declara que aqueles que vivem sem as boas obras não terão permissão para entrar no reino do Céu (veja Mt 25:41-46  - Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna).


9. Que afirmação taxativa fez Paulo sobre o cristão e as boas obras? 


Ef 2:10  -  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.


Tt 2:14  -  o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Patrícia Flores Sauza Del Iztapalapa, México




Nenhum comentário:

Postar um comentário