Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O fruto do Espírito Santo é mansidão





“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra” (Mt 5:5).


Prévia da semana: Quando os cristãos são confrontados com discussões ou provocações e respondem com mansidão, estão se comportando de maneira idêntica à de Cristo. Mansidão não é covardia. É a expressão da confiança no estilo de vida que prepara para o Céu. Tem o poder de abrandar a hostilidade e criar paz e harmonia. É um antídoto para o egoísmo.


Leitura adicional: O Maior Discurso de Cristo, p. 41-103



O que eles veem em você?


Um sábado após a igreja, um grupo de adventistas do sétimo dia a caminho de casa encontrou uma batida policial numa rua em Porto Príncipe, no Haiti. Quando os adventistas se aproximaram dos policiais, um deles disse que não havia necessidade de revistar esse grupo porque eles estavam usando roupas decentes e tinham Bíblias nas mãos. Com gratidão, os adventistas continuaram seu caminho.


Quando eu estava saindo do trabalho certa tarde, uma mulher parada num sinal abriu a porta do banco do passageiro. Ela não estava se sentindo bem, e estava começando a vomitar. Já que eu estava perto, corri para ajudá-la. Enquanto me aproximava, ouvi pessoas dizerem que ela estava grávida e não havia comido bem durante o dia. Fiquei surpreso ao ver como as outras pessoas do carro ficaram tão gratas por minha pequena ajuda. Foi só depois que notei que eu estava usando uniforme médico.


Pensando naqueles poucos segundos no sinal vermelho, qualquer pessoa que parasse para ajudar poderia estar inclinada a buscar louvor e reconhecimento. Contudo, o único louvor necessário foi o olhar que me deu a passageira que estava precisando de ajuda.


O que o mundo pensa quando vê você? Como as pessoas classificam você? Como alguém que dá frutos cristãos ou como uma árvore estéril? Prestar um simples ato de serviço, quando você sabe que colherá pouco ou nenhum elogio, ajuda o mundo a ver numa pessoa o fruto da mansidão e vai diferenciar você de quase qualquer outra pessoa. Como Jesus disse: “Toda árvore é reconhecida por seus frutos” (Lc 6:44, NVI). Que frutos você está produzindo hoje?


O estudo desta semana nos ajudará a compreender melhor o fruto da mansidão e como cultivá-lo.


Mãos à Bíblia
1. “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:29). O que Jesus está nos dizendo nesse verso? Como a mansidão e humildade de coração nos trazem descanso?


Mansidão é a renúncia absoluta à batalha pelas nossas opiniões e a crença de que Deus lutará em nosso favor. A mansidão é o oposto da agressividade e do egoísmo. Tem origem na confiança na bondade e controle de Deus sobre a situação. A pessoa mansa não está preocupada com o EU (veja Lc 22:42 - dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua). Essa é uma atitude-chave para a promessa de encontrar descanso.


2. Como Paulo descreve a mansidão? Rm 12:3  -   Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Francia Bissereth Hyattsville, EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário