Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mansidão ou fraqueza





Mansidão não quer dizer fraqueza. Se quisesse dizer isso, seria impossível para um indivíduo forte herdar a Terra. À primeira vista, as pessoas da Bíblia que foram mansas pareciam ser submissas e ter se acovardado diante de uma autoridade. Porém, as aparências enganam. A mansidão está enraizada na lealdade a Deus somente e na obediência a Ele como nosso Juiz e Rei. Os cristãos sofrem provas e tribulação por causa de sua obediência. As pessoas mansas terão preocupações, mas se comunicarão com Deus e encontrarão conforto e força em Sua Palavra. A leitura da Bíblia e a oração as guiarão. Essas pessoas são capazes de herdar a Terra.


Uma definição de “manso” significa submisso. Traz a ideia de força sob controle. Abraão era manso. Se ele houvesse confiado em sua própria força, não teria considerado a ideia de sacrificar o filho, nem teria saído de casa para ir a um lugar desconhecido. Jó pode ter tido perguntas e dúvidas quando em tribulação, mas com mansidão ele foi capaz de dizer: “Louvado seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Se Jó houvesse confiado somente em sua força, teria amaldiçoado a Deus e morrido ali mesmo (Jó 2:9). A mansidão levou João Batista a dizer: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30, NVI). Não é isso que quer dizer mansidão? A força de Deus é perfeita, e Ele nos fortalecerá se permitirmos que o faça.


Pedro nos lembra que, como cristãos, somos “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI). Pessoas como Abraão e Paulo sabiam que pertenciam à realeza. Podiam se regozijar em seu status privilegiado. Antes haviam estado em trevas, mas depois de haverem se submetido em mansidão à vontade de Deus, vieram para a Sua luz. Tinham desejo pelo reino que lhes estava prometido.


Por isso, meu amigo, seja amansado!


Mãos à Bíblia
A mansidão será manifestada em nosso relacionamento com os outros. Você pode pensar que é manso, mas isso não significa necessariamente que você seja.


3. Como a mansidão deve ser revelada em nossa vida? Por que a mansidão é tão importante nessas situações?



Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; (Mat. 5:39)

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Mat. 18:21-22)

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. (Gál. 6:1)

Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, (2 Tim. 2:24-25)

não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. (Tito 3:2)

completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. (Filip. 2:2-3)

Samuel Pegus Adelphi, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário