Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Poder mantido sob controle




Compreendendo a mansidão 


Mt 5:5  -   Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra


Mt. 11:29  - Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 


Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “manso”, faz a imagem mental do macarrão cozido. Um amigo meu brinca, dizendo: “Os mansos herdarão a Terra... se isso estiver bem para todas as outras pessoas.” Contudo, quando olhamos para a palavra grega traduzida como “manso” – praus –, vemos um significado realmente diferente. O primeiro significado descreve um equilíbrio entre extremos emocionais. Em outras palavras, a mansidão significaria um equilíbrio entre ira insuficiente e ira demasiada. Quando a Bíblia nos diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem!” (Ef 4:26, NVI), está dizendo que há uma forma justa e justificável de ira. Como cristãos, é apropriado que nos sintamos irados com a injustiça no mundo, mas estaríamos errados em reagir de maneira “esquentada” a uma desfeita pessoal a nós. O primeiro significado de mansidão marca esse equilíbrio entre extremos emocionais.


O segundo e mais profundo significado de mansidão é quando ela descreve a dinâmica de um cavalo ou boi se acalmando e aceitando um necessário grau de controle por parte de seu dono. É aqui que encontramos um animal forte, que bem poderia esmagar seu proprietário, permitindo-se ser conduzido, treinado e dirigido pela vontade do dono. Ao declarar que a mansidão é um indicativo da vida cheia do Espírito, a Bíblia mostra assim que o cristão tem força, mas submete essa força à vontade de Deus.


A aversão dos seres humanos à mansidão 


1Co 2:14 -   Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.


A natureza pecaminosa levanta sua horrível cabeça na forma da vontade própria. A natureza carnal não se permite ser domada nem subjugada por nada nem ninguém. Foi no Jardim do Éden que Eva, ao ouvir a voz da serpente, duvidou de Deus e exerceu sua própria vontade contra a vontade dEle. Ao fazer isso, ela foi contra o espírito de mansidão. Não permaneceu submissa a Deus. A maioria das pessoas concordaria que, como seres humanos, temos muita dificuldade com a submissão. A origem do pecado nos mostra que Deus concedeu o dom da mansidão a fim de que os seres humanos permanecessem em Sua vontade.


Jesus diz: “Sejam como Eu” (Mt 11:29). 


Jesus, nosso exemplo perfeito, veio ao mundo para nos mostrar o caminho da salvação. Sua vida foi de inteira entrega a Seu Pai celestial e confiança nEle. A Bíblia nos conta como Ele frequentemente orava a noite toda para obter força a fim de cumprir Sua missão. Assim, Ele nos convida a considerar o Seu jugo. Na época dEle, o jugo ou canga não era algo que você comprava no Wal-Mart de Jerusalém, na seção de cangas. Ao contrário, a canga era algo feito sob medida, que um carpinteiro especializado teria de fazer segundo especificações precisas, a fim de acomodar os animais que a usariam para puxar uma carga pesada. A canga em si não era o fardo, mas sim um instrumento que tornava o fardo mais fácil de carregar. Assim, em essência, Jesus está dizendo: “Enquanto vocês estiverem carregando esse fardo, deixem-Me dar a vocês uma canga, ou jugo, para ajudá-los. E, a propósito, Meu jugo é fácil.” Jesus também expressou isso da seguinte forma: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16:33, NVI).


Jesus não só advoga a mansidão, mas a personifica. Em sua busca para salvar a humanidade, Ele exemplificou a única maneira pela qual é possível entrar num relacionamento correto com Deus e experimentar verdadeira alegria – pela mansa entrega, que proporciona felicidade sem fim. Jesus poderia ter facilmente usado Seu poder para dominar Seus inimigos. Contudo, manteve esse poder sob a vontade controladora de Deus o Pai. É um engano pensar que podemos verdadeiramente ser felizes fora da vontade de Deus. A verdadeira felicidade pode ser encontrada apenas na entrega.


“Em seu estado de inocência mantinha o homem feliz comunhão com... [Deus]. Depois de pecar, porém, já não podia encontrar alegria na santidade, e procurou esconder-se da presença de Deus. Tal é ainda hoje o estado do coração não convertido. ... Se lhe fosse permitido entrar no Céu, este nenhuma alegria lhe proporcionaria. O espírito de abnegado amor que ali reina... não encontraria eco em sua alma. Seus pensamentos, seus interesses, seus motivos seriam bem diferentes dos que animam os imaculados habitantes dali” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 17, 18).
Jesus exemplificou essa entrega e nos convida a segui-Lo em mansidão.


A promessa dos mansos 


(Gn 1:28 -   E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.


Sl 37:11  -   Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.


Mt 5:5  -  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 


Gl 5:22, 23  -   Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.


Se você já ficou pensando por que os santos herdarão a Terra, não é o único. Nossos primeiro pais receberam de Deus a ordem de encher a Terra e sujeitá-la. O pecado mudou tudo isso. Contudo, também encontramos no Antigo Testamento um apelo aos seres humanos para que submetam novamente a vontade a Deus, baseados na seguinte promessa: “Mas os mansos herdarão a Terra e se deleitarão na abundância de paz” (Sl 37:11). A vida de Jesus na Terra nos mostrou o que é a verdadeira mansidão. Em Gálatas, a promessa de os mansos herdarem a Terra é renovada, de forma que agora, por meio do Espírito, podemos receber esse fruto.


Mãos à Bíblia
Abraão enfrentou uma crise ao decidir com seu sobrinho, Ló, como repartir a terra. Mas ele permitiu que Ló escolhesse primeiro. José foi vendido como escravo ao Egito por seus irmãos. Como a mansidão de José determinou sua maneira de tratar os irmãos? Davi foi ungido para ser rei de Israel e o rei Saul procurou matá-lo. Em duas ocasiões, Davi teve a oportunidade de matar Saul (1Sm 24:3-726:7-12). Se Davi não fosse manso, qual poderia ter sido seu raciocínio para matar Saul? Em Números 12:3, Moisés é descrito como o homem mais manso de seu tempo. Mas quando Israel adorou o bezerro de ouro, sua ira se acendeu e ele tomou o bezerro, queimou-o, reduziu-o a pó, espalhou as cinzas sobre a água e a deu para que os filhos de Israel bebessem (Êx 32:19, 20). Evidentemente, Jesus é o maior modelo de mansidão (Mt 11:29). Quais são alguns dos exemplos de Sua mansidão? Mas encontramos exemplos de Jesus fazendo coisas que não parecem ser mansas, como quando Ele expulsou os cambistas do templo. Como esses exemplos nos ajudam a entender que a mansidão pode se manifestar de maneira muito corajosa?


Kendall Turcios Houston, EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário