Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Amor em qualquer linguagem





As pessoas que notam a beleza das rosas mais do que seus espinhos muito provavelmente apreciariam as alturas às quais a amabilidade pode erguer a raça humana. O título do estudo de hoje se refere ao comportamento em oposição à linguagem. De acordo com muitos dicionários, a amabilidade é a qualidade de ser amigável, generoso e considerado. Atos amáveis geralmente falam mais alto do que somente palavras amáveis.


Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, ..)


A amabilidade é um fruto do Espírito. Isso significa que só os cristãos podem praticar essa virtude? Uma das respostas pode ser que Deus nos criou à Sua imagem (Gn 1:26) e que, apesar do pecado, ao nos aproximarmos dEle por meio da habitação do Espírito Santo, seremos capazes de ser pessoas mais amáveis, mais gentis.


Por outro lado, pode-se argumentar que Deus pode usar qualquer pessoa ou qualquer coisa para satisfazer as necessidades de Seu povo. As Escrituras nos mostram que Ele usou pessoas que não professavam crer nEle e até animais para cuidar de Seu povo e protegê-lo. Leia 1 Reis 17:1-6 e Josué 2:1-22.


João 3:17-19 - Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 


Os versos acima deixam claro que Deus espera que falemos menos e ajamos mais. “Quando amamos de fato e de verdade, recebemos uma certeza da realidade de nossa conversão. Nossos próprios frutos nos informam da genuinidade de nossa profissão assim como a vida de outros testemunha da sinceridade deles.”1


(Mt 7:16-20 - Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. 


“Boas palavras nunca tomarão o lugar de bons atos; e nenhuma quantidade de conversa sobre o amor cristão tomará o lugar de um ato amável para um homem em necessidade, envolvendo certo grau de sacrifício próprio, pois nesse ato o princípio da cruz opera novamente.”2


1. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 7, p. 656.
2. William Barclay, 
The Letters of John and Jude, edição revisada (Philadelphia, Penn.: The Westminster Press, 1976), p. 84.


Mãos à Bíblia
2. Qual foi um dos episódios em que Davi mostrou amabilidade? 2Sm 9:1-13Por esse ato, como ele revelou o caráter de Deus?


A benignidade de Davi revela que ele buscou usar o padrão de Deus para o que desejava fazer para a casa de Saul. Reconheceu que ele, pecador como todos nós, tinha recebido misericórdia e bondade não merecidas das mãos de Deus e desejou refletir essa bondade aos outros.


3. Antes de podermos passar a benignidade de Deus a outros, o que devemos reconhecer primeiro? Veja Lc 7:47  -  Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.  


Que princípio importante se encontra nessa declaração?


Pense por alguns momentos na benignidade de Deus para com você. Você a merece? É algo que lhe é devido? Seus pensamentos, suas ações, suas palavras são tão abnegadas, tão santas, tão amorosas e aceitáveis que Deus só está fazendo a você como você faz aos outros? O mais provável é que a resposta seja não.

Caleb Muasya Nairóbi, Quênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário