Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Uma vida cheia de fé




Uma das histórias bíblicas que mais me ensina sobre a fidelidade é a de Moisés. Levita de nascimento, a vida de Moisés foi cheia de fé e fidelidade desde o princípio. Ele nasceu num momento em que estava em pleno vigor o decreto de faraó para que se matassem as crianças do sexo masculino. Durante esse tempo, a situação certamente era difícil para as mulheres hebreias; mas a fé em Deus lhes fortalecia o coração e elas “não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei” (Hb 11:23). Ocorreu então que Moisés sobreviveu para libertar o povo de Deus do cativeiro.


Graças à fidelidade de seus pais, Moisés nasceu – e sobreviveu! Graças à fidelidade, ele foi adotado pela filha do rei. Quando cresceu, recusou pela fé ser chamado filho da filha de faraó. Por fidelidade, ele escolheu sofrer com o povo de Deus em vez de desfrutar os prazeres transitórios do pecado. Fielmente, considerou o desprezo por causa de Cristo como de maior valor que os tesouros do Egito. Pela fé, ele tentou o que não havia sido tentado, avançando sem recuar até que o povo de Israel estivesse finalmente livre de seu cativeiro.


Em fé e fidelidade, Moisés venceu probabilidades desanimadoras. E quanto a nós? Os eventos que cercaram a vida de Moisés não são essencialmente diferentes dos nossos. Combatemos o mal em várias áreas de nossa vida: família, educação, finanças, emprego, etc. Até na igreja de vez em quando batalhamos contra Satanás. Precisamos da fé e da fidelidade de Moisés para nos ajudar a cruzar nossos “mares vermelhos” até chegarmos à Terra Prometida do Céu.


Mãos à obra
  1. Escreva sobre experiências de sua vida quando você duvidou do Senhor, e como Ele ajudou você. Concentre-se em suas emoções e reações durante todas as fases das experiências.
  2. Discuta com um amigo chegado ocasiões em que vocês veem sua fé enfraquecer. Partilhem ideias sobre a maneira de manter a fé forte quando vocês forem tentados a duvidar do plano do Senhor.
  3. Compute os resultados lógicos de certas experiências de vida, depois reflita na maneira como o Senhor realizou as coisas de modo diferente do que era lógico. Passe algum tempo pensando sobre suas reações a esses eventos e como você acha que sua fé atuou.
  4. Leia o livro de Jó. Faça uma lista de ocasiões em que a fidelidade de Jó podia ter enfraquecido, mas não enfraqueceu. Faça outra lista de ocasiões em que você foi provado. Compare suas experiências e reações com as de Jó.

Samson Oguttu Nairóbi, Quênia



Nenhum comentário:

Postar um comentário