Reencontro - saudades de você - oficial

domingo, 31 de janeiro de 2010

Uma expressão sincera




Como um fruto do Espírito, a amabilidade deve ser manifesta por todos os cristãos. A amabilidade é vista por meio das palavras e da conduta do cristão; e como todos os outros frutos espirituais, ela não pode existir independentemente.


Durante a violência pós-eleição de 2007-2008 no Quênia, muitas pessoas morreram. As áreas mais atingidas foram as bases do Partido Democrático Laranja (ODM na sigla em inglês). Kibera, uma das bases, experimentou a pior forma de violência. Um dos Estados tinha uma população considerável de Kikuyus. Quando explodiu a violência, tarde da noite, a maioria dos Kikuyus foi pega numa armadilha e não conseguiu escapar dos membros do ODM que haviam ido à caça do sangue deles. A multidão irada invadiu a casa deles para lhes destruir a vida e a propriedade. Muitos Kikuyus foram escondidos por seus vizinhos que eram, eles próprios, inimigos dos Kikuyus. Durante toda a noite, a turba irada foi de porta em porta procurando os Kikuyus. Mas a amabilidade dos vizinhos inimigos os salvou!


Como podemos perdoar as pessoas que desejam nos ferir ou, ainda pior, nos matar?


1. Sem amabilidade é impossível perdoar. 


Aqueles cujos membros da família foram mortos no Quênia não podem perdoar os que os feriram. A amabilidade é um fruto do Espírito Santo. Portanto, eles precisam da habitação interior do Espírito Santo a fim de ajudá-los a cumprir a ordem de Jesus em Mateus 5:43-48 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos (em amor) como perfeito é o vosso Pai celeste. 


2. Com a ajuda do Espírito Santo, falar palavras amáveis sobre aqueles que não gostam de nós pode nos ajudar a perdoá-los. 


Falar palavras amáveis a pessoas que estão iradas pode ajudá-las a se acalmar. 


Prov. 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 

Prov. 25:11  - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. 


Todas as vezes que falamos, nossas palavras devem edificar e encorajar a outros.


A promessa para nós é que, se formos amáveis para com aqueles que não são amáveis conosco e para com aqueles que estão em necessidade, Deus nos recompensará. Leia Mateus 10:40-42 -  Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. 


Mãos à Bíblia
7. De acordo com Colossenses 3:12-14, qual é o verdadeiro sentido de ser seguidor de Cristo? Qual é a relação entre bondade e perfeição?


Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeiçãoCol. 3:12-14


“Se nos humilhássemos perante Deus, e fôssemos bondosos e corteses, compassivos e piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma” (Ellen G. White,Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 189). Apenas ter conhecimento não é a mesma coisa que conhecer a verdade como é em Jesus (Jo 14:6  - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim), pois a verdade nos liberta (Jo 8:32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará); isto é, a verdade nos transforma e nos faz mais semelhantes a Cristo. Pode-se, então, perguntar: Temos realmente a verdade se a Verdade, Jesus, não nos tem?

Viola Ayoo Odipo Nairóbi, Quênia



Nenhum comentário:

Postar um comentário