Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 23 de janeiro de 2010

Senhor, dá-me paciência!






Poderíamos pensar que a paciência é para certos tipos de pessoas – talvez os pobres, porque eles já se acostumaram a sua condição e, portanto, sabem “esperar no Senhor”; ou para pessoas com doenças crônicas ou terminais. Entendemos os desafios de saúde de pessoas que estão sofrendo enquanto a família suporta tudo com tolerância e resignação?


Já ouvi pessoas dizerem jocosamente: “A paciência é uma virtude, mas em demasia é prejudicial.” Fico pensando se alguns de nós que têm essa opinião não ficam frustrados com os outros e até consigo mesmos. Ou podemos dizer como Jó: “Embora Ele me mate, ainda assim esperarei nEle” (Jó 13:15, NVI)? Cremos realmente que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Rm 8:28, NVI) e que podemos confiar que Ele fará o certo (Jó 38-42)?


Por que questionamos a Deus quando pessoas boas sofrem, quando pais abusam dos filhos, quando um carro cheio de jovens promissores se acidenta e todos os ocupantes morrem? Será que a resposta não é simplesmente que vivemos num mundo amaldiçoado pelo pecado? Contudo, de alguma forma, no próprio momento em que perguntamos “Por quê?” parece que é preciso uma resposta maior e mais profunda.


Nem sempre sabemos por que precisamos enfrentar grandes problemas e desafios na vida. Não entendemos por que tsunamis, terremotos, furacões e tufões devastam cidades e países, deixando famílias sem lar e arrasadas. Podemos, contudo, viver com a certeza do contínuo cuidado e preocupação de Deus por nós como indivíduos. Podemos ler a Bíblia, que contém tantos exemplos e lições para nos ajudar a compreender a compaixão de Deus.


Mãos à obra
  1. Faça uma lista dos tipos de situações que mais provam sua paciência. Peça a Jesus que o(a) ajude a encontrar soluções melhores para lidar com a ira, a frustração, ou quaisquer outros sentimentos que essas situações provoquem.
  2. Pesquise pessoas da Bíblia que tentaram resolver as coisas a seu modo em vez de esperar pacientemente no Senhor. Responda às perguntas: Qual foi a resposta do Senhor? De que forma o relacionamento dessas pessoas com Ele mudou?
  3. Aprenda um hino que você possa cantar para si mesmo ou em voz alta (dependendo das circunstâncias) cada vez que você descobrir que sua paciência está se esgotando.


Carl Henry Biloxi, EUA






Nenhum comentário:

Postar um comentário