Tal estrutura é todo-abrangente, envolvendo cada ato, tanto do professor quanto do aluno. Seu alvo é o aprendizado, que é medido por meio de várias formas de avaliação. Não é de surpreender que os alunos fiquem preocupados quanto a como corresponder às exigências – não só no contexto acadêmico, mas no mundo. Os sentimentos oscilam para cima e para baixo. Se tiram boa nota, ficam felizes. Se estão atrasados para terminar um trabalho, entram em pânico.
E assim vai, semestre após semestre. Um clássico episódio de Jerry Seinfeld (seriado norte-americano) retratou um restaurante popular que vendia sopa para viagem. Quando a fila de espera já estava se estendendo para fora da porta, começaram a notar que nem todos os fregueses conseguiam receber a sopa. Os que estavam se aproximando do balcão viam que o dono mandava algumas pessoas para fora, recusando permitir que eles comprassem a sopa. O “nazista da sopa” (como o dono era conhecido) dizia: “Nada de sopa para você!” e se recusava a servir um freguês por razões aleatórias. Imagine a ansiedade das pessoas!
A vida é cheia de eventos aleatórios, momentos cheios de ansiedade. Eles roubam nossa felicidade, muitas vezes sem avisar. Pense nos ataques a Mumbai, o centro financeiro da Índia; o bombardeio do metrô de Londres; e o 11 de setembro nos Estados Unidos. Pense nos desastres cataclísmicos naturais como furacões, terremotos e tsunamis. Ou sobre o colapso do mercado imobiliário norte-americano que levou à queda quase fatal dos bancos, financeiras e mercados de ações, que por sua vez levaram à implosão do mercado de ações e dos empregos. A desestabilização se espalhou pelo mundo todo, afetando nações grandes e pequenas. Nada de alegria para você!
Mas, então, Deus nos diz em João 15:11 e 16 sobre Sua forma de alegria: “Tenho lhes dito estas palavras para que a Minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. ... Vocês não Me escolheram, mas Eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça” (NVI).
Essa é realmente uma boa notícia. Diferentemente das mensagens negativas deste mundo, Deus promete partilhar Sua alegria conosco. O Deus Todo-poderoso e onisciente lança uma rede de segurança ao nosso redor. Não importa o que entre em colapso, podemos descansar nAquele que nos entende. A alegria não é aleatória.
Mãos à obra |
|
Stephanie Sahlin Jackson | Laurel, EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário