Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Por seus frutos






“Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (Mt 7:20, NVI).


Prévia da semana: O crescimento na experiência cristã toma tempo. A negligência dos meios de crescimento traz estagnação e também ruína. O ato de tirar os olhos de si mesmo e olhar para Jesus dá encorajamento e confiança.





Que frutos você exibe?


A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo. Mas será que as pessoas que vivem em países como Grã-Bretanha, Estados Unidos, França ou Canadá conseguiriam identificar facilmente uma bananeira no meio de uma vegetação tropical? Não seria difícil se pudessem ver bananas na bananeira. Reconhece-se a árvore pelo fruto que ela dá. A bananeira não está tentando provar sua identidade ao produzir bananas. Ela simplesmente não pode produzir nenhum outro fruto senão esse.


Jesus disse em Mateus 7:16: “Vocês os reconhecerão por seus frutos” (NVI). Você já pensou em quão rapidamente pode determinar seu nível de conforto na companhia de estranhos? Você os rotula com base em seu comportamento – o fruto que eles exibem na primeira meia-hora em que você está na presença deles.


Uma árvore geralmente dá só um tipo de fruto. Contudo, se um ramo da macieira Granny Smith fosse enxertado numa macieira Golden, aquela árvore poderia produzir os dois tipos de maçãs. Mas, ainda assim, a árvore produz maçãs e é conhecida como macieira por causa de seus frutos.


Por outro lado, seria difícil para a pessoa comum que visse a macieira dupla pela primeira vez, fora da época da safra, dizer se ela tem um ramo enxertado. Da mesma forma, é difícil distinguir entre laranjas amargas e doces. Mas, depois de o fruto ter sido formado, ou experimentado, a distinção é fácil.


Salmo 34:8 diz: “Provem e vejam como o Senhor é bom.” A árvore que produz frutos doces só pode produzir frutos doces daquela espécie. Da mesma forma, podemos confiar em Jesus porque Ele só pode fazer o bem para nós. Mas, porque os seres humanos agem com impiedade e “comem o fruto do engano” (Os 10:13), não são dignos de confiança. Seremos sábios, portanto, se verificarmos os frutos de uma pessoa antes de decidirmos confiar nela.


Todos nós somos conhecidos por nossos frutos. Isso significa que, como avalio os outros por seus frutos, da mesma forma eles me avaliam. Ao estudar neste trimestre sobre os frutos do Espírito, pergunte a si mesmo: Que frutos os outros veem em mim?


Mãos à Bíblia
Alguém já lhe perguntou se você recebeu o Espírito Santo? Normalmente, essa é a maneira de descobrir se você fala em “línguas”. No entanto, Jesus nos adverte a não procurar certos sinais e milagres exteriores para provar qualquer coisa. 


Mateus 7:21-23 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.   O verso acima diz claramente que milagres inegáveis serão operados em nome de Jesus, mas isso não prova que aqueles que os fazem são Seus seguidores fiéis.


1. Que trágica realidade de hoje cumpre a predição de Paulo? 


2Tm 3:5  -  tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes


Podemos parecer bons e até parecer fazer o bem. Mas, a menos que o Espírito Santo nos dê um novo coração, nunca poderemos ser bons.


Adedotun Makinde Reading, Reino Unido







Nenhum comentário:

Postar um comentário