Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A Fonte







Eu tinha viajado da Inglaterra para a África Ocidental, e me encontrava embaixo de uma árvore no Jardim Botânico de Aburi, em Gana. Acima de mim, grandes toranjas (grapefruits) verdes pendiam dos galhos, e ao lado delas estavam o que eu pensava ser toranjas menores, alaranjadas. Perguntei ao nosso guia por que aquelas toranjas eram diferentes em cor e tamanho. Ele respondeu: “Ah, aquelas são laranjas!”


Era a primeira vez que eu via uma árvore dando dois tipos de frutas. Perguntei como aquilo era possível. Foi-me dito que enxertando duas espécies diferentes do mesmo tipo de fruto num caule, podia-se ter uma árvore desse tipo.


Cristo usa a imagem da produção de frutos para encorajar-nos a permanecer nEle. Leia João 15:5  - "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". Como a laranja e a toranja, não podemos dar frutos a menos que sejamos “enxertados no caule” de Cristo.


Embora a árvore que vi produzisse dois frutos diferentes da mesma família, todos os frutos recebiam sua nutrição de um único caule. Da mesma forma, a nutrição para fazer crescer vários frutos espirituais vem de uma única fonte – o poder do Espírito Santo. Durante o crescimento da árvore, ramos que não dão fruto são cortados para que novos ramos sejam enxertados na árvore. Leia o que Paulo diz sobre isso em relação à igreja, em Romanos 11:1-24 -  "Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas. Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude! Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles. Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão. Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará. Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado. Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!" 


O professor Darrel Sullivan da Universidade Estadual do Novo México diz que a capacidade da árvore de produzir frutos é influenciada pela saúde das raízes, pelo ambiente, pelos hábitos frutíferos da árvore e pelas práticas culturais do agricultor.* Nenhum desses fatores pode ser controlado pelos ramos (você e eu) da árvore, mas sim pelo agricultor (Deus). Dar bons frutos envolve entregar-se a Deus. Devemos permanecer em Cristo, glorificando assim a Deus e nos tornando discípulos fortalecidos pelo Seu poder. Leia o que Paulo diz em Filipenses 4:13 -  "tudo posso naquele que me fortalece." 


Esse verso nos dá confiança na Fonte de nossa nutrição espiritual. O fruto que damos é testemunho de nossa entrega completa a Cristo e do poder do Espírito Santo para transformar nossa vida.


* D. Sullivan, “Why fruit trees fail to bear” (Guide H-308: College of Agriculture and Home Economics, New Mexico State University [1994]), p. 1.


Mãos à obra
  1. Crie um cartaz ou faça uma figura com uma fruteira. Em cada fruta, coloque um atributo que você possui pelo qual outros identificarão sua conexão com Jesus.
  2. Analise seus pontos fortes e fracos no que diz respeito aos “frutos”. Concentre-se em seus pontos fracos e crie um plano para fortalecer essas áreas.
  3. Entreviste vários amigos sobre pessoas cujos “frutos” têm abençoado a vida deles. Reflita em como você poderia aplicar esses “frutos” a sua vida.
  4. Observe como diferentes tipos de árvores, plantas e arbustos produzem frutos. Note que tipo de plantas produz “bons” frutos e que tipo de plantas produz “maus” frutos.


Ebba Gifty Amakye Berkshire, Reino Unid






Nenhum comentário:

Postar um comentário