Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O que sua fruteira está mostrando? e Vivendo como Jesus







O que sua fruteira está mostrando?


Fruteiras geralmente são colocadas num lugar de destaque da casa a fim de mostrar eficazmente suas bananas, kiwis, mangas, maçãs, uvas, etc. Se a fruteira contém poucas frutas ou está vazia, isso também será observado.


Há algo em comum sobre a educação dos jovens em quase todos os países – os resultados dos exames são tornados públicos. Na Inglaterra e no País de Gales, por exemplo, os resultados do GCSE (um exame semelhante ao Enem) são publicados no fim de agosto. Durante o mês de setembro também é publicada uma tabela das escolas, com base no número de seus alunos que conseguiram tirar notas A a C em cinco ou mais matérias do exame. O público pode então ver como cada escola se saiu e onde seus filhos receberão a melhor educação.


Conquanto muitas escolas consigam que mais de 80% de seus alunos tirem mais de cinco notas de A a C, há algumas escolas em que menos de 30% dos alunos têm esse resultado. Contudo, nessas escolas que não conseguem bom resultado, frequentemente há um ou dois alunos que conseguem tirar notas de A a C em dez ou mais matérias. No que diz respeito a eles, a fruteira de sua escola tem má aparência, mas sua fruteira individual transmite uma história diferente. Em João 15:1-10, a ênfase está no indivíduo: “todo ramo”.


(Veja Jo 15:4-10  - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço .)


Aos olhos de Cristo, os alunos que não estudaram com afinco ou que se ocuparam com coisas improdutivas, devem receber uma chance de melhorar. Em Lucas 13:6-9, foi ordenado que a figueira improdutiva fosse cortada porque estava ocupando espaço inutilmente. Mas o encarregado da vinha disse: “Senhor, deixe-me cavar em volta das raízes e fertilizá-la mais um ano. Então, se ela não der fruto, poderemos cortá-la” (parafraseado).


Deus espera que façamos tudo o que pudermos para nos ajudarmos mutuamente a dar frutos. Mas, individualmente, cada um de nós tem a responsabilidade de se esforçar para aumentar o conteúdo de nossa própria fruteira. O reino dos Céus será ocupado por pessoas que deem frutos. Indivíduos diferentes produzirão 30%, 60% e 100% (veja Mateus 13:8 - "Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um"). Contudo, todos eles estarão lá juntos porque, com a ajuda do Espírito Santo, cada uma de suas fruteiras exibirá o máximo para sua condição individual.


Mãos à Bíblia
6. “Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15:2). De que trata esse processo de poda? Você já o experimentou em si mesmo? Quando esse processo específico terminou, que diferenças você experimentou em sua vida?


No fim de cada colheita, o agricultor volta ao vinhedo e poda a maior parte da videira. O agricultor deve ser cuidadoso, porque a colheita do ano seguinte depende diretamente das partes que permanecem. A chave para a poda é o equilíbrio entre a colheita e a videira. Uma cresce às custas da outra. Se você quiser uma colheita muito abundante, não podando o suficiente, o crescimento do ano seguinte será fraco, e o fruto, inferior. A arte da poda é encontrar o equilíbrio correto.


Albert A. C. Waite Riseley, Reino Unido










Vivendo como Jesus


Se vivemos em Jesus, isso será evidente para outros, e desejaremos falar sobre Seu amor, bondade e misericórdia. O que é verdadeiramente fantástico é que, se permanecermos nEle, podemos pedir tudo o que for bom para nós, que Ele dará. O ruim é que, se não permanecermos nEle, não daremos bons frutos, e no fim seremos “cortados”.


Como podemos evitar ser “cortados”? Em João 15, Jesus nos dá três indicativos que, se adotados, nos conservarão firmemente ligados a Ele.


Vivam em Mim” (ouvi-Lo). 


Em João 10, Jesus enfatiza que Suas ovelhas devem ouvir Sua voz e segui-Lo. Ele também nos lembra que sabe quem O está seguindo (verso 14). Ele ainda nos assegura eterna preservação – que ninguém pode tirar-nos dEle. Portanto, espera-se que vivamos uma vida de obediência à Sua Palavra.


Deixem-Me viver em vocês” (convidá-Lo a entrar). 


Quando convidamos Jesus para entrar em nossa vida, Ele vive em nós. Recapitule Gálatas 2:20  "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim". Convidar Jesus a entrar em nossa vida significa que desejamos viver de forma a agradá-Lo. Então, outros verão diferença em nossa maneira de viver. Quando nos entregarmos à vontade dEle, talvez a vida nem sempre será fácil, mas por meio da confiança e fé nEle podemos estar seguros de que Ele nos guiará em meio às tempestades.


Obedeçam aos Meus mandamentos” (permanecer em contato com Ele). 


A obediência à Palavra de Deus é necessária para que as qualidades de Jesus se evidenciem em nossa vida. Não é suficiente simplesmente crer nEle. Leia João 14:15 "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Quando obedecemos ao mandamento de Jesus, nossos hábitos – os frutos em nossa fruteira – mostram que pertencemos a Ele.


De que maneira vivemos como Jesus viveu? Decida segui-Lo e aceitar a ajuda que Ele oferece.


Mãos à Bíblia
7. Que equilíbrio Jesus apresenta a respeito de produzir frutos? Jo 15:1-10


Note como, por um lado, Cristo disse que, se permanecermos nEle, produziremos muito fruto, que é produto de seres salvos por Ele. Isto é, se permanecermos nEle, pela fé, estaremos seguros da salvação por causa de Sua justiça atribuída a nós. Ao mesmo tempo, Ele nos adverte que, se não permanecermos nEle, não produziremos fruto, e aqueles que não produzem frutos secam e, afinal, serão lançados no fogo para ser queimados (veja 2Pe 3:9 - "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento").


8. Que lição existe na parábola que Jesus contou em Lucas 13:7-9?  


Luc. 13:7-9  -  Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la. 


Não somos salvos pela produção de frutos; nosso fruto revela a realidade da salvação que já temos em Jesus, mediante a fé nEle. A produção de frutos é a expressão da salvação; não o meio para alcançá-la.


Annet Johnson Bracknell, Reino Unido








Nenhum comentário:

Postar um comentário