Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Experimentando a alegria






A alegria é um componente dos frutos do Espírito Santo. É evidência de que o Espírito Santo está em nós. Como nos tornamos cheios dela?


Primeira João 1:3, 4 fornece uma boa tese: “Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o Seu Filho. Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa.”


Então, como nossa alegria pode ser completa?


Primeiro, reconheça que sem Jesus não temos nada (Jo 6:63 - O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida). É Ele que dá a você a vida eterna porque pagou a penalidade por nossos pecados. Não importa o que você faça, nunca poderá estar à altura dos requisitos ou satisfazer todos eles. Zero. Nada.


Segundo, peça em nome de Jesus (Jo 14:14 - Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.). Deixe para trás o eu. Isso parece ser contra o que é intuitivo, porque nossa cultura está construída sobre a realização pessoal. Mas você não é capaz de realizar essa tarefa sozinho, não importa o quanto tente.


Terceiro, obedeça aos mandamentos de Deus (Êxodo 20) (Jo 14:15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.). Isso significa que você tem que estudar, estudar, estudar. Recapitule diariamente o compêndio conhecido como Bíblia, concentrando-se especialmente na vida de Jesus. Como resultado, Ele pedirá ao Pai que lhe dê o Espírito Santo, o conselheiro que guiará você a toda a verdade (Jo 14:16, 17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós). A própósito, Jesus nos diz essas coisas para que possamos ser cheios de Sua alegria (Jo 17:13 - Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos).


Quarto, estude com outros cristãos (Hb 10:25 - Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima). Vocês têm de se encontrar regularmente para completar esta tarefa: um trabalho em grupo que demonstre amizade com Deus (At 2:1-446  Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem  -  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração; 


Rm 5:10 -  Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;). 


É um trabalho árduo. Não deixa tempo para discussõezinhas insignificantes nem para querer se mostrar superior aos outros. Um por todos, e todos por um – é assim que o grupo vai em frente!


Mãos à Bíblia
6. Leia Hebreus 11:24, 25   “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado”


Que princípios da vida cristã são encontrados nesses versos? Veja também 


Lc 9:23; - Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me

At 14:22; -  fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Fp 1:29.  - Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, 


Como podemos ligar esses versos com a promessa de alegria? Veja 


Hb 11:16; -  Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

1Pe 1:6-8 - Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória).



Moisés poderia ter decidido ficar no Egito e se tornar faraó. Ele poderia ter racionalizado que isso seria a vontade de Deus para ele. Afinal, havia tantos “bons” motivos para se tomar uma decisão errada!


7. Pense na última vez em que você tomou uma decisão errada, com base em “bons” motivos. Que lições difíceis você aprendeu?


Gianluca Bruno Mason, EUA






Nenhum comentário:

Postar um comentário