“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1Co 13:13, NVI). |
O amor vem de Deus. É inextinguível. Isso traz paz, confiança e liberdade à nossa vida. Quando Deus o demonstra por nosso intermédio, Ele abençoa e enriquece infinitamente outras vidas. Cristãos amorosos e amáveis são inestimáveis.
Gilgil é ainda conhecida pela seguinte história trágica: “Alice de Janze (1899-1941), também conhecida como Alice de Trafford, era uma herdeira norte-americana que passou anos no Quênia como membro do assentamento de colonos Vale Feliz. Ela esteve ligada a numerosos escândalos, inclusive o da tentativa de assassinato de seu amante, em 1927, e o do assassinato em 1941 de Josslyn Hay, o Conde de Erroll, no Quênia. Sua vida tempestuosa foi marcada pela promiscuidade, pelo uso de drogas, e por várias tentativas de suicídio. Ela morreu quando atirou em si mesma, em 1941.”2
Ironicamente, pode-se pensar nas letras e na ordem na qual elas aparecem no nome Gilgil como um anagrama das palavras “God is Love” (“Deus é Amor”, em inglês).
Nesta semana estamos estudando o amor como fruto do Espírito Santo, que devemos desenvolver à medida que crescemos como cristãos. Veremos, pelos assuntos subsequentes de nossa lição, que esse amor é essencial ao nosso caráter cristão ao lutarmos contra o pecado. Os assuntos da lição desta semana nos mostram que o amor semelhante ao de Deus é um elemento essencial dos frutos do Espírito Santo. Uma vez que o Espírito Santo é parte da Trindade Divina (Jo 4:24 - Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade) – O Espírito Santo, portanto –, também é amor. Para saber um pouco sobre como você pode desenvolver o fruto do amor, leia todos os estudos a seguir sobre o amor.
1. IMA Europe. What is Diatomite? http://www.ima-eu.org/fileadmin/downloads/minerals/Diatomitefactsheet.pdf (acessado em 12 de novembro de 2008).
2. Wikipedia Online Encyclopedia. Alice de Janzé. http://en.wikipedia.org/wiki/Alice_de_Janze (acessado em 12 de novembro de 2008).
Mãos à Bíblia |
O povo judeu já sabia que o mandamento número um é amar a Deus com todo o coração, alma, mente e, como Marcos acrescenta, força (veja Mc 12:30 - Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força ). Ao apontar para esses quatro aspectos do ser humano, Jesus simplesmente reúne tudo o que a pessoa é. Ele está dizendo: “Você precisa amar a Deus com todo o seu ser.” 1. Qual é a primeira lição importante dos evangelhos sobre o amor? Mt 7:12; - Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. Mt. 22:39 - O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Amar o próximo como a si mesmo significa cuidar da outra pessoa assim como você cuidaria de si mesmo. |
Bob Collins | Nairóbi, Quênia
Nenhum comentário:
Postar um comentário