Nos verso acima a paciência se encontra entre os frutos da paz e da amabilidade. Será que isso é coincidência? Ou há uma progressão natural de uma coisa à outra? A fim de ser pacientes, precisamos estar em paz com nós mesmos e ser amáveis com os outros? Como conseguir isso?
Ore.
Sempre torne seus pedidos conhecidos a Deus. Leia
Salmo 62:8 - Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
Filipenses 4:6 - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Tiago 1:6, 7 - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
Lembre-se das orações de Daniel, José, Ester, Rute, e João.
Leia e estude a Bíblia.
A Bíblia testifica de Cristo e nos ensina como alcançar a vida eterna (Jo 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim).
Mateus 11:28 e 29 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Esses versos nos lembram que encontramos descanso em Cristo. Enquanto aguardamos a vinda do Senhor para nos dar alívio de todos os desafios que temos neste mundo, lembre-se de passagens como Isaías 9:2-7; 53; Salmo 22; Mateus 24; e 2 Tessalonicenses 1:3-2:12.
Deixe que esses textos o conforte enquanto você espera pacientemente pela segunda vinda de Jesus. Leia também sobre a paciência e sofrimentos daqueles que aprenderam a se tornar pacientes através das dificuldades.
Medite na vida de Cristo.
Pense sobre as ocasiões em que Ele mostrou grande paciência e longanimidade. Novamente, leia sobre a vida de outras pessoas que alcançaram grande paciência.
“Pela luta a vida espiritual é fortificada. Provações bem suportadas desenvolverão a resistência do caráter e preciosas graças espirituais” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 61). Jesus disse: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se Eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver” (Jo 14:1-3, NVI).
Sugiro que encontremos maneiras de ser pacientes enquanto estudamos a vida de Cristo, adotamos Seus caminhos e nos lembramos de que Ele mostra longanimidade para conosco – pois “Cristo morreu em nosso favor quando éramos pecadores” (Rm 5:8, NVI).
Mãos à Bíblia |
8. Tiago 1:2-4 - “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” Qual foi sua experiência com a realidade desses versos? O que você aprendeu das várias provações que enfrentou e, no fim, o tornaram uma pessoa melhor, que reflete melhor o caráter de Jesus? Nem toda provação vem da providência de Deus. Frequentemente, trazemos o sofrimento a nós mesmos pela desobediência. Com frequência, também, as provas e sofrimentos não passam de resultados do que significa viver em um mundo caído, pecador, em que temos um inimigo que nos odeia (1Pe 5:8 - Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;). |
Mark Henry | Phillipsburgh, EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário