Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 16 de janeiro de 2010

A alegria dos salvos em Cristo







Uma passagem muitas vezes intitulada de “A alegria dos redimidos”, Isaías 35, começa com as seguintes palavras: “O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa; irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria” (NVI).


Gideão estava malhando trigo num tanque de prensar uvas quando um anjo se aproximou (Jz 6:11). A malhação do trigo geralmente era feita num lugar alto onde a terra era compacta, mas porque os midianitas estavam patrulhando a área, Gideão estava tentando esconder seu trabalho. Veja em Rute 2 um relato das práticas de colheita. Note que os ceifeiros deixavam o trigo que ficava nas extremidades dos campos a fim de que os pobres pudessem respigar o suficiente para se alimentar.


Sendo que a maioria de nossos alimentos é produzida por grandes agroempresas, não temos contato com o que a produção de alimentos envolve. Conhecemos os conceitos gerais, mas a maioria de nós não cultiva sua própria comida nem tem medo de passar fome.


Nos tempos bíblicos, era preciso duro trabalho físico para produzir alimentos – quer pela caça ou pelo trabalho no campo. Toda pessoa passava grande parte do dia cuidando de seu sustento. Os rebanhos eram mudados, de acordo com a estação, ao longo da área entre os montes da Judeia ao norte e o deserto abaixo do Mar Morto, com animais selvagens à espreita e condições climáticas difíceis. A sobrevivência era uma luta diária.


Contudo, nos versos 3 e 4 de Isaías 35, é dito sobre a força ser restaurada às mãos cansadas. Os corações temerosos são tranquilizados: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los” (verso 4, NVI).


No verso 6, lemos sobre razões concretas para alegria: “Águas irromperão no ermo e riachos no deserto” (NVI). No fim do capítulo, as vidas imperfeitas já estão transformadas: “Entrarão em Sião com cânticos de alegria; duradoura alegria coroará sua cabeça” (verso 10, NVI).


Fica claro que a alegria é maior que a experiência de uma pessoa. Ela não pode ser planejada nem imposta, pois é Deus que nos coroa de alegria.


Mãos à Bíblia
3. A que Jesus relacionou a alegria? 


Jo 15:10, 11  -  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.  


Por que a obediência deve levar à alegria?


O fato é que a obediência à vontade de Deus é libertadora. Lembre-se: foi a desobediência que trouxe guerra ao Céu e pecado e morte a este Planeta. Toda dor e todo sofrimento é resultado do desvio da humanidade em relação à vontade de Deus. Portanto, será a obediência à vontade de Deus, pela fé, que ajudará a restaurar a alegria.


4. Que dizem outros textos bíblicos sobre a obediência com alegria? 


Sl 19:8; - Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 

Jr 15:16; -   Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. 

Mt 7:21-27 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.





Melissa Sahlin Mason, EUA





Nenhum comentário:

Postar um comentário