Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 30 de janeiro de 2010

A lista de itens do amor





“A amabilidade é o amor andando a milha extra mesmo pelos que não merecem. É outra faceta dinâmica do amor. Não existe amabilidade passiva. Ela é aquela parte do amor que está sempre empenhada em fazer o bem. A amabilidade é amor prático. Deus sempre expressa Sua infalível amabilidade para com Seus filhos. A pessoa amável está sempre pronta a andar a milha extra. Isso acontece porque a amabilidade procede do fruto do Espírito. Pessoas que têm força espiritual são naturalmente amáveis. Não se pode amar sem ser amável; nem se pode ser amável sem amar. Porque a amabilidade é o amor em ação; é também incondicional. O amor exibe amabilidade sob todas as circunstâncias da vida, quer amistosas ou inamistosas. A amabilidade é um termômetro pelo qual o amor é medido.”*


Se formos amáveis, faremos boas coisas para outras pessoas sem pensar em recompensa ou reconhecimento. É difícil ser amáveis para com pessoas que nos fazem coisas ruins, que falam palavras ásperas para nós e sobre nós. Mas quando o Espírito Santo produzir amabilidade em nós, sempre acharemos mais fácil ser amáveis mesmo para com aqueles que nos maltratam. Para o cristão, a amabilidade não tem linha de demarcação. Seremos amáveis para com crentes e não crentes, para com inimigos ou amigos.


Isso me faz lembrar uma história sobre um gerente que não gostava de um de seus trabalhadores porque o funcionário era cristão. O gerente rebaixou esse funcionário, dizendo injustamente que ele não estava qualificado para o emprego e que faltava muitas vezes ao trabalho e não ia a reuniões importantes.


Um dia, a esposa do gerente precisou visitar alguns parentes numa cidade que ela não conhecia. A única pessoa que conhecia bem a cidade era o funcionário do qual o gerente não gostava. Esse funcionário ficou sabendo que a esposa do gerente precisava ir àquela cidade, por isso perguntou ao gerente se podia ajudar de alguma forma. O gerente ficou embaraçado ao pensar que mesmo após tratar injustamente aquele homem, ele ainda assim lhe oferecia ajuda. Humilhado, aceitou a oferta de ajuda do funcionário.


O que foi que fez o funcionário agir amavelmente para com seu gerente? O amor incondicional. Ele sabia que quando seu Salvador viveu na Terra foi amável com todos – mesmo com aqueles que não Lhe mostraram amabilidade.


Mãos à obra
  1. Pesquise os efeitos que a atitude amável traz para a saúde mental e física. Faça uma busca na Internet com o nome “Allan Luks”.
  2. Cante o hino “Amor nos Faz Contentes” (número 238 do Hinário Adventista do Sétimo Dia). Reflita sobre a maneira pela qual o amor nos ajuda a ser amáveis.
  3. Faça um ato intencional de amabilidade todos os dias durante uma semana, mesmo que seja algo pequeno, como juntar algo que alguém deixou cair. Vá anotando o que você fez cada dia, registrando a reação da(s) pessoa(s) envolvida(s) e a maneira como você se sentiu.


Susan Nzyoki Eldoret, Quênia


Nenhum comentário:

Postar um comentário