Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O meio ambiente



“Do Senhor é a Terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Sl 24:1, NVI).


Prévia da semana: O ambiente, como Deus o fez, tem promotores naturais de saúde e felicidade que precisamos usar, promover e proteger.

Somos responsáveis?


Ela chegou às praias do Alaska. A garrafa verde de refrigerante do acampante que talvez tenha sido jogada na praia de La Jolla, na Califórnia, junto com uma pilha maior de lixo vinda da Ilha de Saint Lawrence, que fica no norte do Mar de Bering. O Alaska e outras regiões do norte são vulneráveis à poluição vinda de lugares distantes. Hoje em dia, cada vez mais pessoas atiram o lixo em qualquer parte, sem pensar no dano que isso causa ao meio ambiente. Quando lhe contei sobre a garrafa, uma de minhas colegas de quarto disse: “Tenho pena dos ursos polares.” E todos nós deveríamos sentir o mesmo. Os animais sofrem com nossos hábitos descuidados. Contudo, apesar de todos esses maus-tratos ao meio ambiente, a Terra ainda precisa satisfazer as necessidades naturais de todos.


O uso descuidado dos recursos da Terra certamente é um tiro que vai sair pela culatra. Os cientistas estão predizendo falta de água e comida num futuro próximo.
Eles dizem que devemos tomar banhos mais curtos, comprar menos comida e conservar os recursos naturais, reciclando mais e dirigindo menos. Numa palestra feita na Universidade Andrews, o conservacionista Dr. Matthew Sleeth observou que as pessoas comuns poderiam cortar pela metade os gastos com combustível, se deixassem o carro na garagem duas vezes mais do que o fazem. Esse tipo de conservação poderia não só reduzir a poluição, mas ajudar a propagar recursos naturais para outros países necessitados.


A Terra tem muitas maravilhas: o Grand Canyon, a Grande Barreira de Corais (ou Great Barrier Reef) na Austrália, e até o aparentemente interminável Deserto do Saara. Não seria trágico se todas essas maravilhas fossem arruinadas pelo lixo, maculando o puro brilho da criação de Deus? Ele criou a Terra para que a amássemos e cuidássemos dela. Como Seus filhos, temos a responsabilidade de cuidar do precioso dom que Ele deixou para nós. Assumo a responsabilidade, não só de ser boa cidadã, mas de fazer minha parte, reciclando o lixo e mantendo limpa a área em que moro.


O Salmo 24:1 declara que a Terra pertence ao Senhor. Portanto, por que não desejaríamos cuidar dela? Devemos assumir o compromisso de administrar o mundo de Deus e os tesouros que ele contém, porque Ele nos colocou como mordomos sobre tudo isso. Os ursos polares também merecem ter um lar. O meio ambiente é um dom de Deus para nós, portanto, é responsabilidade nossa proteger esse dom até que Ele volte. Essa responsabilidade constitui o assunto do nosso estudo desta semana.


Mãos à Bíblia
1. Como os atos de Deus na semana da Criação prepararam o caminho para o ato de coroamento – a criação do homem e da mulher? Em que pontos a criação dos seres humanos é diferente do restante da criação? Gn 1; 2:1-7

Deus forneceu um ambiente saudável para Adão e Eva. A tranquilidade da verde folhagem, a cor das flores e frutas – tudo combinava para fazer o lar ideal para eles. O Senhor não havia planejado uma vida de ociosidade para nossos primeiros pais. Eles deviam trabalhar no jardim e cuidar dele.


Emily Helen Adams | Valley Center, EUA


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj522010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário