Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Decisões sobre as tentações



Como cristãos, sabemos que nosso corpo é o templo de Deus. Portanto, precisamos tomar o máximo cuidado com ele. Mas as pessoas às vezes escolhem introduzir no corpo coisas que não são saudáveis. Talvez façam isso por estarem deprimidas e esperam que os alimentos que ingerem, aquilo que bebem ou as drogas as façam se sentir melhor. Às vezes, as pessoas fumam ou bebem na esperança de esquecer os problemas. Mas tanto o fumo quanto o álcool são venenos e causam grande dano ao corpo. Esses venenos aumentam o risco de desordens de comportamento e da função cerebral.


“Pesquisadores descobriram que adolescentes dependentes do álcool têm baixo desempenho em testes de condicionamento. O efeito da nicotina no cérebro adolescente revela os seguintes resultados:
(1) os receptores químicos para a nicotina (um sinal de dependência) aumentam duas vezes mais nos adolescentes que nos adultos; e
(2) a exposição à nicotina causa problemas comportamentais permanentes, especialmente em adolescentes do sexo feminino.”*

Por outro lado, escolhas saudáveis podem efetuar poderosas mudanças positivas em nós. No que diz respeito a alimentos prejudiciais, sabemos que a carne não é boa para a saúde porque contém colesterol, que pode causar diversas doenças. É por isso que muitas pessoas agora escolhem ingerir mais verduras, frutas e outros alimentos saudáveis. Desejam desfrutar de uma vida boa e longa. Por causa de sua dieta saudável, sabe-se que os adventistas do sétimo dia vivem mais e com mais saúde que as outras pessoas. Escolher seguir uma dieta mais saudável, praticar exercícios e cultivar bons pensamentos nos ajuda a dormir melhor e a ter mente mais clara.


Deus nos deu a faculdade de escolha. Podemos usá-la para o bem ou para o mal. Decidimos o que escolher entre as coisas que nos cercam. Que caminho devemos seguir? Que passos devemos dar? Que tipo de dieta devemos escolher? É bom saber que Deus está sempre pronto a nos ajudar com todas as escolhas que encontramos no caminho. Quando você enfrentar uma escolha difícil no que respeita a sua saúde, lembre-se de que Ele está pronto a dirigi-lo.


*Elvira Galvez, “Alcohol, Nicotine and the Brain”, Sci-Tech Magazine (Quezon City: Dane Publishing House, Inc.), v. XIX, nº 4, p.12, 13.


Mãos à Bíblia
3. Leia e responda às perguntas a seguir:  Gênesis 3:7-13 - Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.


a) Se você pudesse definir, em uma palavra, o que o casal experimentou, qual seria essa palavra, e por quê? Em nossa experiência hoje, como às vezes enfrentamos a mesma circunstância?


b) Que outra emoção eles experimentaram e que não conheciam antes? Novamente, como experimentamos o mesmo, e por quê?


Quando até os cabelos de nossa cabeça estão contados (Mt 10:30   -  E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados), vemos que não podemos enganar Deus sobre nossos atos. Mas podemos enganar a nós mesmos, não podemos? Quão facilmente encontramos maneiras de tentar colocar a culpa em outros!


Mariel Joyce L. Perez | Dagatan, Filipinas


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj222010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário