Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A criação de Deus: passado, presente e futuro




Criação idílica


Gn 1; 2:1-7  -  No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 
Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa;..... Houve tarde e manhã, o primeiro dia. 
E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas...... E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia. 
Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. .... E viu Deus que isso era bom. .... E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia. 
Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. ... E assim se fez. ..... E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o quarto dia. 
Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. .... E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia. 


Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. ..... E viu Deus que isso era bom. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. .... E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia
Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou. .... Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo. Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente


Mc 2:27, 28  -   E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.


Mc 3:4  -  Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. 


“Era a Terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas. Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz” (Gn 1:2, 3, NVI). Assim começou o milagre da criação de Deus. Aqueles primeiros seis dias da história da Terra fornecem uma representação visual de Sua glória e amor. O salmista diz: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das Suas mãos” (Sl 19:1, NVI). Deus repetidamente parou para contemplar o que tinha criado e declarar “que ficou bom” (Gn 1:4, 10, 12, 18, 21, 25, 31, NVI). A Criação culminou com o sábado, o dia de comungar com Deus no mundo natural que Ele havia criado para os seres humanos. O sábado, como a Terra, foi criado para nosso benefício – uma forma de compreendermos melhor nosso Criador e Salvador. Deus planejou o repouso do sábado para toda a Sua criação, não só para os seres humanos (Êx 23:10-12  -  Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem o que comer, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival. Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro ).


A relação entre as pessoas e a Terra


Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. (Gên. 1:26)


E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gên. 1:28)


 Gn 2:18-24  -   Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne


Mt 25:34-46 -   então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. 


Gênesis descreve o relacionamento de Adão e Eva com o resto da criação no capítulo 2: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (verso 15, NVI). A palavra hebraica mishmar significa “lealdade”, “dever” ou “encargo” (Nm 18:3-5, 8, 9). Mishmar tem a mesma raiz da palavra usada em Números 18 onde Deus descreve o cuidado que os levitas devem ter com o Seu santuário. Aqui Deus os lembra de que essa responsabilidade é um dom precioso, exatamente como o dom anterior concedido a Adão de cuidar da Terra. A mesma responsabilidade e privilégio de cuidadosa superintendência da Terra ainda existe para nós hoje. A Terra é do Senhor (Sl 24:1), mas Deus nos deu a incrível responsabilidade de cuidar dela (Sl 8:6-8   - Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares).


Nosso relacionamento com a Terra é explicado de maneira mais detalhada em versos que discutem a mordomia (administração da vida). Jesus falou sobre essa ideia em várias parábolas. Em Mateus 25:14-30, Ele conta a história do homem que sai de viagem e que confia a seus servos sua propriedade. O servo que investiu sabiamente e protegeu os interesses do senhor foi recompensado com mais responsabilidades. Todos temos diferentes habilidades e recursos, e Deus indicou que devemos fazer o que pudermos para ser bons mordomos (administradores) dessas coisas, especialmente de Seu dom original para nós – a Terra (Lc 12:42-48).


Na passagem de Mateus, Jesus ainda conta a história das ovelhas e dos bodes que serão separados com base em como cuidaram dos necessitados (Mt 25:34-46). Novamente, Jesus enfatiza a ideia da boa mordomia (administração) dos recursos que nos foram dados.


A Terra de Deus maculada pelo pecado (Gn 3). 


Com a entrada do pecado, o ideal de Deus foi maculado. O egoísmo traz a tendência de usarmos a Terra sem levar em conta a preservação de nossos recursos. Quando Adão e Eva compreenderam que estavam nus, arrancaram folhas de figueira de uma árvore para fazer uma grosseira cobertura para o corpo (Gn 3:7). Mais tarde Deus realizou o primeiro sacrifício animal e usou as peles para criar roupas mais permanentes para eles (Gn 3:21 - Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu). Assim, a morte foi um resultado imediato do pecado.


Implicações adicionais do pecado aparecem na maldição que Deus pronunciou após a fatal decisão de Eva. Deus disse que o solo produziria espinhos e que os seres humanos somente poderiam comer dela “com sofrimento” (Gn 3:17-19, NVI). A relação simbiótica planejada por Deus foi prejudicada.


O povo de Deus começou a usar mal a Terra. Muito mais tarde na história, os israelitas abusaram da terra que Deus lhes havia dado. Foi ignorada Sua ordem para que permitissem à terra um sábado de descanso a cada sete anos. Jeremias diz que essa foi uma das razões pelas quais os israelitas foram levados para o cativeiro (Jr 2:7  - Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; mas, depois de terdes entrado nela, vós a contaminastes e da minha herança fizestes abominação). Quando os israelitas fossem levados cativos, a terra finalmente teria seu descanso sabático (2Cr 36: 20, 21 - Os que escaparam da espada, a esses levou ele para a Babilônia, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia; para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram).


Nossa exploração da terra não prejudica somente a ela; prejudica também a nós e a todos os habitantes do planeta. Agora, temos que nos preocupar com a exposição ao sol, com a névoa tóxica, com a água poluída, com os aditivos químicos nos alimentos, e com muitos outros problemas ambientais criados pelo homem e que ameaçam nossa saúde.


A restauração. 


Enquanto vivemos na Terra, temos uma responsabilidade, como cristãos, de preservar a criação de Deus o máximo que pudermos.


Embora saibamos que Jesus vai recriar a Terra quando voltar (Ap 21:1 - Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe), não podemos usar isso como desculpa para ignorar nosso dever de cuidar da Terra agora. Na verdade, Deus deixou claro que virá um tempo em que Ele recompensará os que fizeram um bom trabalho, o que certamente inclui o cuidado do planeta (Sl 62:12  - e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras). Ele também declara explicitamente que os que destroem a Terra serão punidos (Ap 11:18 - Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra).


Na Nova Terra, poderemos ver novamente a criação ideal de Deus, que nunca mais será maculada pelo pecado. Poderemos dizer com os serafins: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a Terra inteira está cheia da Sua glória” (Is 6:3, NVI).


Mãos à Bíblia
2. Que podemos ler nas entrelinhas pelo fato de ter o próprio Deus descansado no dia de sábado? Gn 2:2, 3 -  E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. 
3. Qual era o entendimento de Jesus a respeito do sábado? 
Mc 2:27, 28  -   E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.
Mc 3:4  -  Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. 
Cristo restaurou o significado do sábado para aquilo que Deus pretendia originalmente. Mostrou que Deus considerava esse dia como um tempo para fazer o bem, buscar o avanço de Seu reino e servir a todos os que necessitam.
Christy Yingling | Berrien Springs, EUA


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj522010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário