Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A água da vida




“Mas a pessoa que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que Eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna” (Jo 4:14).


Prévia da semana: O uso apropriado da água é crítico para a saúde, tanto para a vida física quanto, em suas aplicações espirituais, para a vida eterna.


Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, p. 183-195


Nem uma gota para beber!


“Água, água por toda parte, mas nenhuma gota para beber.” Estes versos, do poema de Samuel Taylor Coleridge, A Balada do Velho Marinheiro, transmitem o desejo e a profunda necessidade da água para manutenção da vida.


A água parece uma coisa tão simples. Água fresca e clara não tem calorias e frequentemente não tem gosto. Geralmente a consideramos algo comum e não a consumimos em quantidade suficiente. No momento em que não podemos ter acesso a ela, contudo, nossa mente não consegue pensar em nada mais senão em beber um grande copo de água.


Nosso corpo é composto de 70% de água. Ele pode sobreviver entre 50 e 80 dias sem alimento mas, em média, somente 3 dias sem água. Logo vem a desidratação e começamos a experimentar todos os tipos de aberrações físicas quando não consumimos água.


Ao longo da Bíblia, numerosas histórias e referências falam sobre a água. Às vezes, ela é usada como agente purificador (Noé e o Dilúvio). Em outra ocasião, Deus proveu água para um profeta fugitivo (Elias e o Ribeiro de Querite). Deus usou a água do Nilo para enviar uma mensagem ao teimoso faraó. Jesus transformou água comum no mais saboroso vinho servido numa festa de casamento. A mulher samaritana foi confrontada a respeito de sua necessidade de água viva junto a um poço que era a fonte diária de água para toda uma aldeia. Foi ali que Jesus prometeu fornecer água que impediria Seus seguidores de voltar a ter sede.


O Criador poderia ter escolhido um componente físico diferente para este mundo. Em vez disso, escolheu cobrir 72% do mundo com água. Cristo disse à mulher junto ao poço que, mesmo com toda essa água, ainda teríamos sede se não tivéssemos acesso diário à Água Viva.


Com que frequência você bebe água sem pensar sobre a Água Viva e sobre o que ela significa para você diariamente? Durante esta semana examinaremos histórias relacionadas à água na Bíblia, e suas implicações para nossa vida hoje. Lembre-se da sensação da água no tanque batismal quando você foi lavado de seus pecados. Reflita em quão seca e árida seria sua vida sem a Água Viva que lhe é fornecida porque você se tornou um seguidor de Cristo.


Mãos à Bíblia
1.. A que tipos diferentes de água Jesus Se referiu no encontro com a mulher samaritana? Jo 4:1-26  -   Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.


Que mensagem existe nessa história para nós hoje?


Jesus encontrou uma mulher em Samaria que fora tirar água no poço de Jacó. Ele lhe pediu um pouco de água. Na conversa que se seguiu, Ele disse que poderia lhe dar a água que tiraria sua sede para sempre e Se referiu a Si mesmo como a “Água Viva”. Esse conceito inclui Sua capacidade de satisfazer as necessidades de paz, alegria, libertação da culpa, perdão e senso de unidade com Deus. Os cristãos encontram essa solução em Jesus Cristo. Assim como Deus forneceu água da pedra aos filhos de Israel, também Jesus fornece a nós hoje a água da vida (1Co 10:1-4 -  Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo).


Deena Bartel-Wagner | Spencerport, EUA


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj422010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário