Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 24 de abril de 2010

O castigo ao meio ambiente




Quando Adão foi criado, Deus fez com que desse nome a todas as criaturas. Por que Ele fez isso? Por que simplesmente não escolheu Ele mesmo os nomes e disse a Adão quais eram? Creio que foi para que Adão tivesse respeito pessoal pelo meio ambiente. Ele não tinha nenhum medo dos animais terrestres nem se sentia ameaçado pelos pássaros porque eles eram seus companheiros. Isso foi antes do pecado, quando o mundo era perfeito. Não havia medo de aquecimento global nem desastres naturais. Sempre havia comida e bom tempo. Mas então tudo mudou.


Quando o pecado encheu o mundo, não apenas os seres humanos foram afetados, mas também a terra que Deus nos deu. Em Gênesis 3:17  (E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida), Deus diz a Adão que o solo fora amaldiçoado porque ele havia comido do fruto proibido, e que então, para o resto da vida, ele cultivaria seus alimentos com o suor do rosto. Por que a Terra e suas criaturas estavam sendo punidas pelos nossos atos? A Terra foi feita para ser desfrutada por nós, mas seus prazeres diminuíram como resultado do pecado. Em vez de ter frutos de árvores já formadas, Adão e Eva foram forçados a cultivar os alimentos para sua própria subsistência. As condições pioraram, e isso tornou mais difícil o cultivo do solo. Além disso, os animais que deviam ser para nosso deleite e companheirismo passaram a ser usados no trabalho agrícola e a ser mortos para servir de alimento. Isso não era parte do plano original de Deus para a Terra.


O pecado afetou não só os recursos naturais da Terra, mas nossas atitudes para com eles. Somos suficientemente egoístas para desejar carros, que são grandes poluidores do ar e consumidores de energia; usamos sacolas plásticas para acomodar nossas compras porque somos preguiçosos demais para carregar sacolas reutilizáveis. Há tantas maneiras de evitar danos ao meio ambiente – mas não as colocamos em prática.
Tratando o meio ambiente com respeito, estamos fazendo o que Deus desejava que fizéssemos desde o princípio. A Terra é dEle; não a enchamos com papéis de bala e latas de alumínio. O céu é dEle; não o enchamos com emissões poluentes. Olhe para a beleza que ainda resta no mundo e veja por si mesmo que vale a pena preservá-la.


Mãos à obra
1.     Pesquise um ou dois nomes ou termos encontrados nas notícias sobre o meio ambiente, como por exemplo: biodiversidade, mudança climática, sequestro de carbono e espécies invasoras.
2.     Prepare um livro de recortes sobre os esforços que os adventistas ou outros em sua comunidade, país ou região têm feito para proteger ou melhorar o meio ambiente.
3.     Reflita sobre as evidências que há no Antigo Testamento sobre a preocupação de Deus com o meio ambiente. Há exemplos no Novo Testamento? (Ver João 6:12 -  E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.)
4.     Escreva um parágrafo ou dois sobre as imagens que o termo meio ambiente evocam em sua mente. Um cômodo limpo? Praias não poluídas? Reciclagem?
5.     Cultive plantas organicamente numa horta ou em alguns vasos.


Erin Johnson | Berrien Springs, EUA


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj522010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário