Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tratando a desidratação espiritual




Se você parar de beber água só por um dia, já é suficiente para ter dores de cabeça e acessos de tontura. Se continuar a não beber água, a circulação do sangue para seus órgãos vitais ficará cada vez menos eficiente e suas funções mentais serão prejudicadas. O que aconteceria se um cristão parasse de beber da água da vida que Jesus oferece?
Os meios de comunicação relatam histórias de sobrevivência de pessoas que se perderam na mata, quer numa caminhada comum ou numa longa caminhada. Qualquer que seja seu nível de experiência, elas acabam ficando sem água e recorrem a águas poluídas a fim de sobreviver. Então, mais tarde ficam doentes. Se não forem encontradas, morrem.


Se aplicássemos esse cenário a um cristão perdido no mundo sem água espiritual, o resultado seria muito semelhante. Você percebe que está perdido. Fica com medo e desesperado, buscando beber qualquer coisa, só para sobreviver. Concentrando-se na necessidade instintiva de curto prazo em vez de nos princípios bíblicos, você bebe “água poluída” das fontes mundanas. Se você permanecer nessa situação, certamente morrerá espiritualmente!


Então, como você deve evitar essa situação?


Esteja preparado para cada dia. 


Jesus diz: “Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mt 6:34). Se não bebermos água espiritual suficiente, vamos ficar como alguém perdido na selva sem água. Portanto, “estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8). Ao sair para enfrentar cada dia, esteja preparado. Não saia de casa sem beber a água espiritual. E quando sair, leve um pouco com você, porque pode ser que você perca o caminho. Lembre-se: até pessoas experientes podem se perder numa trilha.


Previna-se. Paulo nos aconselha: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef 6:11, NVI). Beba diariamente e com frequência da água da vida que só Jesus pode dar. É assim que você pode ter dentro de si uma “fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14).


Lembre-se dos sintomas da desidratação espiritual: andar a esmo sem um propósito; sentir-se ansioso e sem esperança; não ver (aparentemente) saída para a tentação; envolver-se em atividades mundanas; resistir ao conselho espiritual.


Mãos à Bíblia
6. Compare a história da cura do cego de nascença por Jesus, em João 9:1-11, com algumas outras curas. Veja, por exemplo, Mt 8:8-13; 9:2-7; Lc 8:46, 47. Que possível significado pode ser encontrado nessa diferença?


É essencial que seja limpa a água usada, tanto interna quanto externamente. Muitos têm dificuldade de acesso à água pura, limpa. A água tirada de fontes contaminadas exige algum tratamento com substâncias químicas ou fervura a fim de torná-la segura para consumo e uso doméstico.


Jason Hammel | Rochester, EUA


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj422010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário