Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comemorando a aptidão física e espiritual



Planejados de dentro para fora     
  
Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. (Sal. 139:13-16)


O salmista louva a Deus por criá-lo. Comemora o fato de não ser um acidente! Não foi por acidente que você foi formado – você foi planejado e criado. Você não é um subproduto do curso da natureza. O salmista estava bem ciente disso, e no Salmo 139 louva a Deus, agradecendo a Ele por criá-lo com um propósito. O salmista revela uma consciência singular da graça e propósito de Deus para ele na descrição de como se sente por ter sido feito “de modo especial e admirável” (NVI).


Vasos físicos e espirituais   
  
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Cor. 3:16)     


Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. (1 Cor. 9:24-27)       


Ser cristão significa que sua vida não mais é sua, mas de Cristo (logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim  - Gl 2:20). Seu corpo é a habitação do Espírito Santo, um “templo” de Deus.


Tanto coletiva quanto individualmente, os cristãos são “templos” de Deus. A igreja, como congregação de crentes, forma o “corpo de Cristo” (Rm 12:5), e os cristãos individuais que aceitam a Jesus como seu Salvador são templos espirituais de Deus porque o Espírito Santo mora neles. Esses templos, então, se tornam parte da propriedade de Deus. São santos porque Deus está neles. Paulo adverte os que ousarem pisotear a “santa propriedade” de que Deus tratará devidamente com eles.
Deus não pode permitir que qualquer parte de Sua santa obra seja danificada sem trazer a retribuição. Essa advertência se dirige àqueles que ousarem pensar em tratar mal o povo de Deus, e também ao próprio povo de Deus. Como vasos para o Espírito Santo, precisamos nos manter espiritual e fisicamente aptos a fim de conservar a presença de Deus dentro de nós.


A aptidão tanto física quanto espiritual tem que ver com a autodisciplina cristã. Paulo emprega o exemplo dos jogos coríntios, que eram semelhantes às Olimpíadas, para ilustrar quão importante é a autodisciplina. Como cristãos, precisamos fazer nossa parte para nos mantermos física e espiritualmente aptos. Dessa forma, alcançamos o “prêmio” supremo descrito por Paulo em 1 Coríntios 9:24-27. Os atletas treinam a si mesmos com rotinas rigorosas e dietas especiais para ajudá-los a atingir o melhor desempenho possível. Aqui, Paulo usa os atletas como ilustração para enfatizar a necessidade de autodisciplina na fé cristã. E falar sem agir não vai levar você a parte alguma.


Tudo vem da graça, não das obras


Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. (Efés. 2:8-10)       
  
Embora empreguemos a autodisciplina cristã para nos manter no trilho, o prêmio na verdade é um presente de Deus. A autodisciplina somente não nos levará a lugar algum. Amor genuíno por nosso Criador, que nos formou com um propósito, nos ajuda a ignorar as coisas que nos distraem para que não alcancemos o prêmio – a eternidade com Deus.


“A graça que salva é a livre e imerecida bondade e favor de Deus; e Ele salva, não pelas obras da Lei, mas através da fé em Cristo Jesus. A graça no ser humano é uma nova vida. Um pecador regenerado se torna alma vivente: ele vive em santidade, havendo nascido de Deus: vive, tendo sido libertado da culpa do pecado pela graça perdoadora e justificadora. ... Nossa fé, nossa conversão e nossa salvação eterna não provêm das obras, para que ninguém se glorie. Essas coisas acontecem não por qualquer coisa que façamos, portanto, toda jactância está excluída. Tudo é dom gratuito de Deus, e efeito de sermos vivificados por Seu poder. Era Seu propósito, para o qual Ele nos preparou ao nos abençoar com o conhecimento de Sua vontade e ao produzir tal mudança em nós por Seu Espírito, que glorificássemos a Deus pela nossa conversação e perseverança na santidade. Ninguém pode, pela Bíblia, abusar dessa doutrina, ou acusá-la de qualquer tendência para o mal. Todos os que o fizerem são indesculpáveis”.1

Completando a corrida da fé      
  
(2Tm 4:7 -   Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.      
  
Hb 11:6  - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.      
        
Sem fé em Deus não podemos completar a corrida. Paulo enfatiza que, porque guardou a fé, acabou a corrida, e o prêmio o espera, bem como a todos os que completarem a corrida como ele o fez. Física e espiritualmente falando, Paulo reconhece que foi criado para o único propósito de correr a corrida em que sua fé e seu físico haviam sido testados. Pela fé ele correu a corrida e se negou a si mesmo. Pela fé, completou a corrida e reivindicou o prêmio.


Recapitule Hebreus 11:6. “Vir a Deus tem duas pressuposições aqui: (1) a pessoa precisa crer que há um Deus, e então (2) crer que Deus recompensa os que O buscam sinceramente. Crer que Deus existe é apenas o começo; até os demônios creem na existência de Deus (Tg 2:19, 20). Deus não Se contenta com o mero reconhecimento de Sua existência. Ele deseja ter com você um relacionamento pessoal, dinâmico, que transformará sua vida.”2


1. Matthew Henry Concise Commentary. WORDsearch7.
2. Life Application Concise New Testament Commentary.
WORDsearch7.


Mãos à Bíblia
3. Paulo diz que a fé é dom de Deus
Ef 2:8  -  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;         
Mas Hebreus diz que a fé precisa de algo mais. Como assim? 
Hb 11:6  -  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.              
Como resultado da imobilização de algum membro do corpo, os músculos relacionados com aquela área específica não são usados. Com essa falta de uso, ocorre um processo de atrofia ou enfraquecimento. Os músculos se tornam magros e fracos. Quando termina a cura do osso ou articulação, o movimento começa a retornar e, com o uso e exercício contínuos, a força dos músculos é recuperada. O mesmo se dá com a fé. Se ela não for exercitada, não crescerá.


Nathaniel Tan | República de Cingapura


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj322010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário