Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Com água, por favor, sem gelo




“Água, água por toda parte”


Jo 4:14  -   Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna


A água está tão presente em toda parte que quase parece sem sentido falar sobre ela. Com certeza, todo mundo sabe o que é a água e o que ela faz. As únicas pessoas que precisam estudá-la são os químicos que desejam compreender a construção, aplicação e função das minúsculas partículas nas quais se dividem as menores partes da água. No outro lado do espectro, seria ótimo compreender as profundidades das mais profundas fossas oceânicas, e saber como peixes que emitem luz podem viver ali. Mas quando as pessoas inteligentes que estudam essas coisas as compreenderem, elas nos informarão no noticiário, certo?


Presumindo que Deus fez a água junto com tudo o mais que Ele criou, por que ela é o artigo mais abundante e reconhecível da Terra (pelo menos vista do espaço)? E por que gastamos tanto tempo e dinheiro procurando por ela em lugares como Marte? As pessoas inteligentes mencionadas acima nos dizem que ela é a substância mais fundamental para a existência da vida. Afinal de contas, Deus podia ter feito as coisas do jeito que quisesse, de acordo com qualquer conjunto de leis naturais que desejasse instituir. Não existem coincidências no universo de Deus.


Portanto, o que Jesus queria dizer quando falou à mulher junto ao poço: “Mas quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14, NVI)? Obviamente, a mulher tinha vivido por algum tempo sem jamais ter provado a água que Jesus estava oferecendo. Havia se casado cinco vezes sem a água de Jesus. Talvez isso, em si, seja uma pista para nossa busca quanto ao porquê de devermos nos importar com a água.


O duplo significado da água


Gn 2:10-14  -  E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços


A água é tanto física como espiritual (simbólica). Nós a usamos para nos manter limpos. Fazer isso não só nos ajuda a ter melhor aparência e a ser mais socialmente aceitáveis, mas também a evitar doenças. Podemos literalmente remover, pela água, o que nos causa doença, ou poderia nos causar. Internamente, ao mantermos o corpo hidratado, nossos órgãos podem reunir, filtrar e eliminar corpos estranhos microscópicos que são perigosos, e células mortas.


A água espiritual nos purifica dos efeitos eternamente mortais do pecado. Uma pessoa ligada à Fonte dessa água é conservada limpa pela constante renovação da obra purificadora do Espírito Santo.


Quando a passagem de Gênesis 2:10-14 fala do rio que saía do Éden, fala também dos quatros rios que nasciam dessa fonte proveniente da terra sem pecado. Da mesma forma que os quatro ventos representam lutas em todos os cantos do mundo, esses quatro rios poderiam representar a saúde e a purificação espiritual indo para todos os cantos do mundo. Ainda hoje há na Índia rios que, segundo se crê, vieram dos deuses; esses rios “absolvem um homem de todos os seus pecados, e o tornam puro, só de ele contemplá-los”.* Essas crenças vêm da antiga literatura indiana. Não é inconcebível que tenham se inspirado originariamente no relato bíblico de Gênesis 2.


A verdadeira fonte da água (Jo 4:12


1Co 10:4   - e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo


Jesus é a fonte dessa água viva “[A] oração levará perante o Senhor dos exércitos os ferimentos de Jesus, e então, de novo fluirá o sangue doador de vida, simbolizado pelo fluir da água viva para Israel” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 411). Em toda parte que virmos água – nos mares e rios, no vapor da atmosfera, e até dentro das membranas das células de nosso corpo – devemos nos lembrar de que a graça salvadora e curativa de Jesus está ali, pronta a nos curar do pecado e das doenças que ele cria em nós. Não podemos ser separados da água e continuar vivos. Não podemos ser separados da graça de Jesus e continuar vivos espiritualmente.


Eram essas lições que o batismo de água tinha o objetivo de ensinar. A sepultura de água de Romanos 6:1-6 tem o poder físico de matar; mas traz em si a promessa de cura para a vida eterna. Essa é a natureza todo-abrangente da água. Não se levando em conta a conveniência disso, pressupõe-se que uma pessoa que esteja sendo batizada se molhe. Assim, o entrelaçamento dos aspectos físicos e espirituais da água são ensinados por Deus ao Ele torná-la um dos elementos indispensáveis da boa saúde – água por dentro, e água por fora.


O poder da promessa de Jesus em João 14 é visto quando Ele fala do relacionamento entre Ele mesmo, o Pai e o Espírito Santo. Os limites fluidos de cada um tornam quase impossível saber onde um termina e o outro começa. No verso 17, Jesus prometeu o Espírito que “vive com vocês e estará em vocês” (NVI). Jesus não deseja simplesmente estar conosco, mas em toda célula de nosso ser. Ele anseia ser o artigo que está em toda parte e é visto acima de tudo, quer outros olhem para nós apenas de passagem ou nos estudem detalhadamente para determinar a fonte e a função de nossa ambição na vida. Nosso relacionamento com Ele deve ser tão entrelaçado que não haja diferença entre nós e Ele. Então, Ele diz: “Porque Eu vivo, vocês também viverão” (Jo 14:19, NVI).


Você tem água aí?


Saranathan. Holy Rivers in India. http://pulivahanan.wetpaint.com/page/Holy+rivers+in+India ?t=anon (acessado em 8 de fevereiro de 2009).


Mãos à Bíblia
3. Gênesis 2:10 - E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços) Este verso revela que, na região do Éden, mesmo antes do pecado, havia água para as criaturas de Deus. O que está implícito nesse fato?


No Éden, havia um rio que se dividia em quatro braços: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. De fato, cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transporta nutrientes e oxigênio para as células, remove dejetos, evita a constipação, umedece os tecidos, protege de choques as articulações e mantém o sangue fluindo ao longo do corpo. Precisamos beber mais água do que a sede requer. Muitos líquidos, como água, leite e sucos de frutas e de vegetais, contribuem para hidratar. Porém, paradoxalmente, as bebidas alcoólicas e cafeinadas aumentam a perda de fluidos, o que pode ser prejudicial.


4. Como a água estava relacionada com as cerimônias de purificação do Antigo Testamento? 


Lv 11:40  -  quem do seu cadáver comer lavará as suas vestes e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes e será imundo até à tarde. 


Lv. 13:6, 34, 53, 54 -  O sacerdote, ao sétimo dia, o examinará outra vez; se a lepra se tornou baça e na pele se não estendeu, então, o sacerdote o declarará limpo; é pústula; o homem lavará as suas vestes e será limpo.     -         Ao sétimo dia, o sacerdote examinará a tinha; se ela não se houver estendido na pele e não parecer mais funda do que a pele, o sacerdote declarará limpo o homem; este lavará as suas vestes e será limpo.    -        Mas, examinando o sacerdote, se a praga não se tiver espalhado na veste, nem na urdidura, nem na trama, nem em qualquer coisa feita de pele, então, o sacerdote ordenará que se lave aquilo em que havia a praga e o encerrará por mais sete dias;


Lv. 15:3-13  -   Esta, pois, será a sua imundícia por causa do seu fluxo: se o seu corpo vaza o fluxo ou se o seu corpo o estanca, esta é a sua imundícia. ...... Quem tocar o corpo do que tem o fluxo lavará as sua vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde. Se o homem que tem o fluxo cuspir sobre uma pessoa limpa, então, esta lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imunda até à tarde. Também toda sela em que cavalgar o que tem o fluxo será imunda. Qualquer que tocar alguma coisa que esteve debaixo dele será imundo até à tarde; e aquele que a levar lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde. Também todo aquele em quem tocar o que tiver o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde. O vaso de barro em que tocar o que tem o fluxo será quebrado; porém todo vaso de madeira será lavado em água. Quando, pois, o que tem o fluxo dele estiver limpo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação; lavará as suas vestes, banhará o corpo em águas correntes e será limpo. 


. Que lição existe nesse fato?


Gary Wagner | Spencerport, EUA


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj422010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário