Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comemorando a Aptidão Física e Espiritual



“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam” (Is 40:31).


Prévia da semana: O corpo e a fé são dons de Deus. Somos responsáveis perante Ele por exercitá-los a fim de conservá-los úteis e sadios a Seu serviço.


Leitura adicional: A Ciência do Bom Viver, p. 29-50

                                              Apto e sadio


Na última década, o mundo tem visto muitas novas doenças e ameaças à saúde. Os pesquisadores têm sido submetidos ao teste de encontrar soluções para esses desafios, e conquanto possa parecer que estejam fazendo progresso, temos que perguntar a nós mesmos se temos realmente experimentado melhoras em nosso estilo de vida. Será que todo esse aumento de conhecimento verdadeiramente nos torna mais sadios?


Após perceber que alguns dos americanos mais gordos são também dedicados cristãos, o Dr. Don Colbert escreveu dois livros: The Jesus Diet (A Dieta de Jesus) e o livro de receitas What Would Jesus Eat? (O Que Jesus Comeria?). O Dr. Colbert acredita que os pacientes talvez estejam dispostos a dar ouvidos ao que Jesus tenha feito, mesmo que ignorem os conselhos de seus médicos sobre a alimentação saudável. Ele recomenda uma dieta semelhante à dieta mediterrânea, que é rica em cereais integrais, verduras e óleo de oliva, mas que deixa de fora alimentos como carne de porco e mariscos, que contêm ácidos graxos.


Segundo o Dr. Colbert, se as pessoas comerem de acordo com a Bíblia e levarem uma vida equilibrada, podem evitar e até reverter algumas doenças. Contudo, isso não é novo. Instituições estabelecidas, como o Hospital Adventista de Penang e muitas outras instituições de saúde adventistas, têm se apoiado em princípios bíblicos para reverter o diabetes.


Na edição de novembro de 2005 da National Geographic, Dan Buettner escreveu um artigo sobre longevidade, comprovado por estatísticas de pesquisas patrocinadas pelos Institutos Nacionais de Saúde americanos. Essa pesquisa mostra que o adventista comum no Estado da Califórnia vive de 4 a 10 anos mais do que os californianos que não são adventistas. Esses anos extras são atribuídos a uma dieta vegetariana pobre em gorduras e rica em castanhas e leguminosas, bem como à ausência de hábitos como o fumo e o consumo de álcool.


“Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos Seus mandamentos. Pois amar a Deus é obedecer aos Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são difíceis de obedecer.” (1Jo 5:2-3)


Mãos à Bíblia
1. A respeito de que combate fala Paulo, o grande defensor da salvação somente pela fé, em 2 Timóteo 4:7?  -  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé    


2. Em muitos lugares, a Bíblia compara a vida de fé com algum tipo de esforço atlético. Leia os textos seguintes: 


1Co 9:24-27 -   Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. 

Fp 3:12-14  - Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 

2Tm 2:3-5 -  Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas


Que lição básica eles trazem, e como você experimentou em si mesmo o significado desses textos?


Existem muitos benefícios de persistir com um programa de exercícios. A regularidade do exercício é essencial. Deve haver um objetivo e, às vezes, até um prêmio. Esses princípios se aplicam tanto à condição física quanto à espiritual. Para estar espiritualmente preparados, precisamos olhar para Jesus. Precisamos ler Sua Palavra, orar e meditar.

Lionel See Yun Song | Repúbica de Cingapura



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj322010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário