Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Apreciando a natureza



Durante os seis dias da Criação, Deus fez um presente especial para Adão e Eva e seus descendentes. Como devemos tratar esse presente? Eis aqui duas ideias:


Não o deixe na beirada da mesa, onde pode ser derrubado e se quebrar. 


Precisamos considerar que o meio ambiente é tão precioso como nossa própria vida. Ambos são dons de Deus. 

Gênesis 1:26  - Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra)  deixa claro que, com esse presente, vem a responsabilidade de cuidar dele. Então, por que abusamos tão prontamente do presente de Deus para promover nossos próprios desejos? Temos danificado o ambiente e abusado dele há algumas centenas de anos. Temos destruído florestas inteiras. Estamos experimentando graves mudanças climáticas devido à destruição da camada de ozônio. E a maioria dos suprimentos de água está poluída. Contudo, persistimos em nossos próprios caminhos. Felizmente, há esperança. Se muitas pessoas fizessem pequenos ajustes – como baixar ligeiramente as temperaturas do sistema de aquecimento de ar durante o inverno, reciclar, desligar as luzes ao sair de um ambiente e usar vasilhas de louça em vez de descartáveis – poderíamos fazer diferença.


Não o coloque numa prateleira alta para se empoeirar. 


Você já recebeu um presente que achou que nunca iria usar, e então o colocou numa prateleira alta, onde ainda está, esperando para ser vendido? Não devemos tratar a natureza dessa forma. Devemos apreciá-la e tratá-la bem. Deus nos deu um mundo incrível. Então, explore-o! Não há necessidade de gastar dinheiro viajando metade do mundo. Em vez disso, visite as trilhas naturais e os parques de sua cidade. Mesmo que você seja um estudante ocupado a caminho do refeitório, tente ir pelo caminho em que pode ver mais paisagens. Uma das melhores maneiras de apreciar a natureza é no sábado à tarde. Convide alguns amigos para dar uma volta até o rio, ou qualquer outro lugar agradável que houver por perto. Observe as estrelas após o pôr do sol. Vá à praia e sinta a areia sob seus pés. Veja se consegue ter pelo menos um encontro com a natureza toda semana.


Mãos à Bíblia
Entre os impactos negativos do pecado sobre os seres humanos está a degeneração da idolatria, que se manifestou (entre outras formas) na sua adoração e serviço a “coisas e seres criados” (Rm 1:25, NVI) em lugar do Criador.


8. Que costume existia já nos tempos bíblicos? 


2Rs 23:5  -   Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus.


Jr 8:2 -  espalhá-los-ão ao sol, e à lua, e a todo o exército do céu, a quem tinham amado, e a quem serviram, e após quem tinham ido, e a quem procuraram, e diante de quem se tinham prostrado; não serão recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a terra. 


Ez 8:16 -  Levou-me para o átrio de dentro da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR



De certa forma, por que teria sentido adorar o Sol?


Hoje, sabemos que a exposição demasiada à luz solar aumenta o risco de vários tipos de câncer de pele. Por outro lado, a exposição à luz solar ajuda a produzir vitamina D, essencial para o metabolismo do corpo e a construção de ossos fortes e sadios. A exposição adequada à luz solar também ajuda a prevenir certos tipos de câncer.


Raquel Molina | Berrien Springs, EUA


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj522010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário