Reencontro - saudades de você - oficial

domingo, 2 de maio de 2010

Combinação de fatores




Vivi na Índia grande parte da minha infância. E muitos desses anos foram passados lutando contra algo que não podia ser explicado do ponto de vista médico. Não sabendo mais o que fazer, a médica me diagnosticou como dependente químico, embora eu nunca tivesse tocado em drogas. Então, ela começou a dizer aos outros que essa era a única explicação lógica (não médica). (Nessas alturas, o sigilo médico e o juramento de Hipócrates foram para o ralo.) Quando a fofoqueira local me encontrou na rua, insistiu que eu devia confessar meus pecados, porque eram eles que estavam me deixando doente...


Em meio a todo esse “raciocínio”, comecei a acreditar nos muitos boatos espalhados pela médica e pelos fofoqueiros. Poderia Deus estar me castigando? Teria eu feito alguma coisa errada? Minha fé não seria suficientemente forte?


Lembro-me de pedir a Deus que me deixasse ir embora, porque o remédio que estavam me dando provocava espasmos musculares, e a médica estava me dando Valium para me sedar a fim de que eu pudesse continuar tomando o remédio. Aquilo tudo era demais para mim.


Certa noite, quando vieram os espasmos e minha mãe saiu correndo para buscar meu pai, orei para que Deus me segurasse até que eles pudessem me levar ao hospital para me sedar. Agarrei a Bíblia e comecei a lê-la. Miraculosamente, os espasmos diminuíram. Meus pais voltaram e ficaram impressionados ao ver que eu estava apenas tremendo. Mas no momento em que entramos no hospital, os espasmos voltaram, e eu caí no chão como uma abóbora. E, sim, os médicos me sedaram.


Anos mais tarde, um residente descobriu que a médica estava prescrevendo uma medicação à qual meu corpo era alérgico. Não eram meus pecados. Não se tratava de dependência química. Não era falta de fé. Era simplesmente remédio errado!


Quando contei a um pastor amigo meu essa história, ele disse que a oração e a leitura da Bíblia tinham sido apenas uma coincidência. Será mesmo?


Com frequência, descartamos os milagres como coincidências! Mas milagres acontecem. Sim, temos que fazer nossa parte. E, sim, temos que orar. Mas, de alguma forma, há uma combinação que traz poder.


Quando a graça de Deus, nossa fé e o amor e cuidado das pessoas ao nosso redor se combinam, somos conectados a um poder que está além de nossa compreensão. E, então, o processo da cura começa de verdade.


Mãos à obra
1.     Escreva um salmo do ponto de vista de alguém que pediu – e não recebeu – a cura física para uma doença específica.
2.     Anote num diário as orações pela cura na sua própria vida, ou na vida de outra pessoa.
3.     Aliste os contrastes entre o conceito integral/holístico cristão da saúde/bem-estar e o conceito da medicina tradicional moderna.
4.     Entreviste um profissional da saúde sobre alguns dos conceitos da lição desta semana.


Falvo Fowler | Silver Spring, EUA


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj622010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário