Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A necessidade de restauração total





“Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles [os discípulos] não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: ‘Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco’” (Mc 6:31, NVI).



Prévia da semana: Deus projetou que nosso corpo funcionasse em ciclos equilibrados de trabalho e repouso. Precisamos cooperar com as exigências de nosso corpo a fim de alcançar um equilíbrio saudável.


Leitura adicional: O Desejado de Todas as Nações, p. 359-363



Tenho observado minha família numa semana normal de trabalho e notado quanto a escola e o trabalho podem exigir de nós. A intensidade de nossas atividades do dia a dia requer que tiremos um merecido descanso. Contudo, nunca parecemos encontrar tempo para ele.


Pense sobre seu próprio cronograma de atividades. Quanta ocupação você tem com aulas, tarefas escolares, seu emprego, sua família? E você ainda precisa tirar tempo para comer e para limpar seu quarto ou sua casa. Se você tem uma família com filhos pequenos, as exigências sobre seu tempo são ainda mais intensas. O que se pode fazer?
Diz-se que é necessário descansar para que alguém funcione nas melhores condições físicas, mentais e espirituais. Obter esse descanso era parte do plano original de Deus quando Ele separou a parte escura de cada dia e também o sábado. Ele sabia que precisaríamos de descanso diário, e que no fim da semana precisaríamos de tempo para esquecer todos os problemas que nos incomodam nos outros seis dias. Que ótima forma de esquecer todas as suas preocupações: louvar o Criador durante um período de 24 horas por ter preservado sua vida durante a semana! Se fizéssemos isso, não haveria como ficar nos lembrando da escola ou do trabalho durante o sábado e nos preocupando com eles.


Leia Mateus 11:28-30 novamente. “Nessas palavras, Cristo fala a todos os seres humanos. Saibam-no eles ou não, todos estão cansados e oprimidos. Todos se acham vergados ao peso de fardos que só Cristo pode remover. O mais pesado dos fardos que levamos é o pecado. Fôssemos deixados a suportar esse peso, e ele nos esmagaria. Mas o Inocente tomou-nos o lugar. ‘O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos’ (Is 53:6). Ele carregou o peso de nossa culpa. Ele tomará o fardo de nossos cansados ombros. Dará descanso a nós. Também o peso do cuidado e da dor Ele tomará sobre Si. Convida-nos a lançar sobre Ele toda a nossa solicitude; pois nos traz no coração” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 328, 329).


A necessidade de descanso sempre estará à frente de nossa mente porque nosso corpo e nossa mente não foram criados apenas para o trabalho. O corpo necessita de descanso enquanto é constantemente atacado por enfermidades físicas e espirituais. Também precisamos nos lembrar, de que somente o divino Operador da Cura, Jesus Cristo, nos dará total restauração.


Mãos à Bíblia
Mui frequentemente, ouvimos um pai que trabalha todo o tempo dizer que está fazendo isso “para sua família” quando, no fim, é a família que está sendo prejudicada pela contínua e excessiva ausência do pai.


1. Qual era a intenção de Deus para a humanidade a respeito do trabalho, mesmo antes do pecado? 


Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. (Gên. 2:15)

Desde o início, mesmo no mundo anterior à Queda, a intenção de Deus era que os seres humanos trabalhassem. Mas que também descansassem do trabalho.


2. Que disse Jesus sobre a necessidade de descanso, por mais importante que seja nosso trabalho? 


Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário. (Mar. 6:30-32)


Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. (Mar. 6:45-46)



Courtney-Claire Haynes | Kingston, Jamaica


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj722010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário