Reencontro - saudades de você - oficial

domingo, 16 de maio de 2010

Nosso corpo como templo



Alguns cristãos acham que Deus não Se importa com nossa maneira de tratar o corpo. Acreditam que não há mais alimentos “limpos” e “imundos”. Baseiam essa afirmação na visão que Pedro teve do lençol que desceu do céu (At 10:9-16). Mas a Bíblia deixa claro nos versos seguintes que não se trata disso. Deus realmente Se importa com o que consumimos. Contudo, isso vai além de carnes limpas ou imundas, e além de ovo-lacto-vegetarianismo ou vegetarianismo puro. Daniel 5:23 salienta que o rei babilônico estava desonrando a Deus ao contaminar os objetos santos que haviam sido tirados do Templo e usá-los para louvar seus deuses irreais de madeira, pedra e metal. Conquanto os cristãos não mais possuam um templo concreto nos moldes do Antigo Testamento no qual adoram a Deus, temos outras maneiras de viver que O glorificam.


Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Cor. 6:19)  


 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. (Gên. 1:26)


Uma vez que é plano de Deus que O honremos por meio do corpo, é contra Sua vontade que enchamos nosso organismo com coisas que o poluam, ou que tratemos o corpo de qualquer outra forma contrária à saúde. Coisas como drogas e álcool são óbvias, mas não exercitar-se ou beber pouca água pode enfraquecer o corpo, fazendo com que desonremos a Deus. Se um ídolo é qualquer coisa que colocamos acima de Deus, e se vivemos de maneira contrária aos padrões que Ele estabeleceu, sabendo disso, então mesmo um hábito pecaminoso que afeta nossa saúde se torna um ídolo para nós.


1ª Coríntios 6:20 diz: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês” (NVI). Se Cristo pode sacrificar tudo pela humanidade, não é muito que Ele peça que vivamos da maneira mais saudável possível. Podemos louvá-Lo fisicamente não condescendendo com coisas que causam dano sério (e muitas vezes irreparável) ao corpo. Embora as pessoas não estejam adorando ídolos na forma de madeira ou metal, como os do rei da Babilônia, podemos adorar ídolos escolhendo fazer coisas que Deus nos mostrou serem contrárias à Sua vontade. Escolha hoje adorar a Deus vivendo uma vida saudável em louvor a Ele.


Mãos à obra
1.     Dê um passeio pela natureza. Inspire profundamente o ar fresco. Faça de sua caminhada um retiro pessoal com seu Criador. Diga-Lhe quão maravilhosa e bela é Sua criação. Agradeça-Lhe por sua vida e saúde. Louve-O, e permita que Ele use esse tempo para abençoar você.
2.     Ajude alguém a experimentar a “atmosfera do Céu” tirando uma pessoa idosa de um asilo durante uma tarde. Você pode levá-la para um piquenique num parque próximo, levá-la a um museu ou a um restaurante. Ou pode levá-la simplesmente para dar um passeio de carro por uma estrada em meio a paisagens.
3.     Tire tempo de sua rotina diária para respirar profundamente. Levante de sua escrivaninha, estique seus membros e dê uma volta para espairecer a mente. Ao respirar profundamente, louve a Deus. Paulo nos admoesta: “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias” (1Ts 5:17, 18, NVI). Podemos fazer isso tornando a oração e o louvor tão regulares quanto nossa respiração.


Nathan Ernst | Douglasville, EUA


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj822010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário