Reencontro - saudades de você - oficial

domingo, 30 de maio de 2010

Força para o íntimo do ser




para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; (Efés. 3:16)


Estes versos mostram Paulo pedindo a Deus que os membros da igreja entreguem o íntimo do seu ser ao Espírito para que Cristo possa habitar neles. Como esse conceito de íntimo do ser se torna real em sua vida? Deixe-me contar-lhe o que significa na minha.


Se “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1Sm 16:7, NVI), então creio que Deus prefere que haja convicção interior em lugar da exibição exterior que tanto tento mostrar ao mundo – uma convicção interior que me ajude a fazer o que é certo mesmo quando ninguém está olhando. Para mim, isso significa não ceder à tentação de ver pornografia no meu computador, afastar a cadeira da mesa antes de comer demais, cumprir com meus compromissos pessoais com a mesma integridade com a qual cumpro meus compromissos com meu empregador, e mostrar hospitalidade aos necessitados embora eu não me identifique muito com a personalidade deles.


Mas como você ou eu podemos esperar ser transformados à semelhança de Cristo se ignoramos as questões do íntimo do ser? “Como você se torna a pessoa que deseja ser? Você começa agora a adotar o pensamento, aprender as habilidades e desenvolver os hábitos da pessoa que deseja ser. É um erro ficar sonhando acordado sobre ‘um dia em que você estará no topo’ em vez de lidar com o hoje a fim de que ele o prepare para o amanhã.”* É fácil para mim ler essa citação à luz de minha carreira e pensar: Puxa, isso é ótimo! Mas é mais difícil aplicar isso ao meu relacionamento com Deus, porque requer decisões difíceis e exige compromisso. Contudo, esse tipo de compromisso é exatamente o que Deus quer. “O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente tem sempre falhado e falhará sempre. O plano de Deus para vocês é começar na própria sede de todas as dificuldades – o coração – e então, do coração hão de jorrar os princípios da justiça; a reforma será tanto externa como interna” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 35).


Você está convencido? Una-se a mim! Faça o propósito de se entregar ao Espírito a fim de fortalecer o “íntimo do seu ser”. Deixe Deus criar em você um coração que não se compre nem se venda, um coração que seja íntegro e santo quando estiverem presentes só você e seu Senhor.


* John C. Maxwell, The 360 Degree Leader (Nashville, Tenn.: Thomas Nelson, Inc., 2005), p. 9.


Mãos à obra
1.     Converse com alguém que você julga demonstrar a integridade bíblica. Descubra quais são alguns dos hábitos e práticas que o(a) ajudam a conservar essa característica.
2.     Escreva sobre uma ocasião em sua vida em que sua integridade foi posta à prova e qual foi o resultado desse teste.
3.     Olhe para a vida de Daniel e aliste todas as características que demonstram sua integridade bíblica. Com essa lista diante de você, classifique essas características por ordem de importância.
4.     Pratique durante dez dias a “Dieta de Daniel” (Daniel 1), que inclui alimentos crus, castanhas (se você não for alérgico a elas), frutas e verduras. Após os dez dias, avalie se, como ocorreu com Daniel, você se sente melhor física, mental e espiritualmente.


Timothy J. Pellandini | Alamosa, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário