Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A importância do descanso




Descansar no Senhor não é algo que possa ser espremido dentro de alguns minutos apressados de devoção pela manhã. Requer que tomemos tempo para desacelerar o ritmo e obter certa perspectiva de vida. O livro de Hebreus nos assegura que, no fim de nossa jornada, “ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus” (Hb 4:9, NVI).
Na sociedade de hoje, está ficando cada vez mais difícil descansar. Nossa preocupação com o trabalho, a escola e outras atividades rouba-nos o descanso tranquilo. Às vezes, parece que nosso corpo nos força a ficar doentes para que finalmente possamos descansar. Mas há medidas mais fáceis que podemos tomar para que tenhamos descanso:


Procure ter um sono de qualidade à noite. 


Como qualquer computador ou máquina que requer manutenção com o tempo, nosso corpo também precisa de reparos. O sono recarrega o cérebro e repara o corpo do desgaste. Programe-se para ter pelo menos 6 a 8 horas de sono. A falta de sono por períodos prolongados de tempo pode afetar nosso raciocínio e capacidade de decisão. O que Satanás mais gosta é de um cristão privado do sono cuja capacidade de pensar claramente e fazer escolhas sábias fica prejudicada.


Alimente-se bem. 


Planeje suas refeições de forma a incluir alimentos de todos os grupos alimentares. Tenha um bom desjejum e um bom almoço, mas tome uma refeição leve à noite. É difícil dormir com o estômago cheio.


Exercite-se regularmente. 


O exercício pode ajudar o cérebro a passar de um papel para outro e preparar o corpo para o descanso. Contudo, não se exercite imediatamente antes de dormir, ou seu corpo ficará excitado demais para descansar.


Passe tempo de qualidade com Deus. 


A adoração nos leva para mais perto dEle, nos ajuda a nos concentrarmos no que é importante e cria um sentimento de calma. Evite levar o fardo do pecado para a cama com você. Entregue esse fardo ao seu Salvador. Na verdade, Ele já tomou esse fardo lá na cruz quando morreu por seus pecados.


Resolva os conflitos. 


Leia Efésios 4:26. Resolva ao máximo que puder os desacordos e desavenças antes da hora de dormir, especialmente dentro do lar. Isso permite que você tenha um descanso tranquilo.


Mãos à Bíblia
7. Que diz a Bíblia sobre a importância do descanso? 


Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (Gên. 2:1-3)


Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êxo. 20:8-11)


O verbo hebraico descansou vem da mesma palavra sábado (shabbat). Esse fato mostra como estão entranhados na Criação o sábado e o descanso que ele realmente oferece.


8. Jesus disse que “o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27). Qual foi o contexto dessa declaração, e o que realmente significa?


É para reflexão e deleite dos dons maravilhosos que Deus deu o sábado a nós. É um tempo para contemplar a bondade de Deus.


Latoya Natalie McFarlane | Kingston, Jamaica


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj722010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário