“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti” (Is 26:3). |
Prévia da semana: Fé é uma conexão com Deus que cresce pelo conhecimento de Seu poder e descanso em Suas promessas de agir em nosso favor. Os efeitos da fé em Deus trazem saúde à mente e ao corpo.
Leitura adicional: livro: A Ciência do Bom Viver
Mateus 15:21-28 é uma história maravilhosa sobre a fé que pode produzir a cura: “Saindo daquele lugar, Jesus retirou-Se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananeia, natural dali, veio a Ele, gritando: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito.’ Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então Seus discípulos se aproximaram dEle e pediram: ‘Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós.’ Ele respondeu: ‘Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel.’ A mulher veio, adorou-O de joelhos e disse: ‘Senhor, ajuda-me!’ Ele respondeu: ‘Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.’ Disse ela, porém: ‘Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.’ Jesus respondeu: ‘Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja.’ E naquele mesmo instante a sua filha foi curada” (NVI).
Essa mulher tinha fé. Era uma fé que cresceu em contato com Jesus. Ela começou chamando-O de Filho de Davi; esse era um título popular, um título político. Era um título que olhava para Jesus como um grande e poderoso operador de maravilhas, mas que olhava para Ele em termos de poder e glória terrenos. Ela começou pedindo um favor de alguém que considerava um homem grande e poderoso. Era um tipo de superstição, como poderia ter ido à procura de qualquer mago. E terminou chamando-O de Senhor.*
A verdadeira fé repousa sobre as promessas contidas na Palavra de Deus, e somente aqueles que obedecem Sua Palavra podem reivindicar as gloriosas promessas que ela contém.
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7)
e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. (1 João 3:22)
Assim como a mulher recebeu verdadeira cura não apenas para si, mas também para a filha, podemos ser curados se nos dedicarmos totalmente a Deus. Essa dedicação é uma intenção deliberada não só do coração, mas da mente. Nesta semana, o assunto de nossas lições será a poderosa influência que a mente tem sobre o corpo.
* William Barclay, The Gospel of Matthew, v. 2 (
Mãos à Bíblia |
Não importa quem somos, onde vivemos, quão bem e seguros possamos nos sentir, todos enfrentamos coisas que nos causam temor. Ainda assim, o medo em si nem sempre é mau. 1. Quais são algumas circunstâncias em que o medo pode nos proteger? De que coisas, de fato, devemos ter medo? O medo é uma emoção natural e necessária que nos ajuda a lidar com o perigo e sobreviver a ele. Essa emoção é necessária neste mundo sujeito a acidentes, crimes, doenças, terrorismo e guerra. 2. Que podemos aprender sobre o medo na primeira menção que a Bíblia faz dele? Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Gn 3:8-10 |
Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj622010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário