“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2:7, NVI). |
A respiração profunda de ar puro e a participação diária na atmosfera do Céu são essenciais à saúde física, mental e espiritual.
Leitura adicional: A Ciência do Bom Viver, p. 51-58
O Salmo 100:4 nos ordena: “Entrem por Suas portas com ações de graças, e em Seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o Seu nome.” Por que Deus ordena esse comportamento? Talvez porque tenhamos sido criados, como seres humanos, com um desejo íntimo de louvar nosso Criador?
Em Gênesis 1, lemos como Deus fez cada parte da criação para cumprir propósitos específicos. Ele Se certificou de que tudo fosse bom. Toda a natureza foi criada com a intenção de louvar a Deus. Leia o Salmo 148.
As cores e vibração do meio ambiente promoveram um clima de comemoração. Quando a beleza que florescia nos mares e na terra foi revelada a Adão e Eva, só puderam prorromper em louvor pelo que estavam experimentando; e seu louvor era como o ar puro e limpo do céu e da terra.
Contudo, tem havido bastante corrupção tanto na bela criação de Deus quanto no louvor dos seres humanos. Muitos animais já não coexistem pacificamente. As correntes de água têm se tornado poluídas, tornando difícil, em muitas partes do mundo, obter água pura e limpa. O ar que respiramos também está cheio de substâncias contaminadoras, que podem causar câncer de pulmão e asma. Os seres humanos agora têm um desejo insano de adorar ouro, dinheiro, pedras preciosas e atividades pecaminosas, todas as quais contaminam nosso desejo de louvar o Criador. Como o ar, a atmosfera para o louvor deve ser pura e convidativa. Louvar é uma ação que deve ocorrer tão naturalmente como respirar, pois está escrito em nossa natureza criada por Deus que somos seres que precisam louvar o Criador a fim de ter uma vida espiritual saudável.
Nem tudo, porém, está perdido. Por meio da ajuda do Espírito Santo, as pessoas podem aprender uma vez mais a louvar a Deus plenamente e a mergulhar na alegria de cumprir o propósito de Deus para elas. Mas o que define o louvor? A Bíblia descreve o louvor a Deus com a lira, a harpa, o tamborim e com um alegre ruído. As pessoas têm preferências diferentes quanto a como louvar a Deus. As várias religiões debatem a natureza do louvor e se devem ser aplicadas restrições a tais atividades. Talvez haja apenas uma certeza a respeito do louvor – ele é tão necessário para a vida cristã como o ar para a vida física.
Mãos à Bíblia |
1. Leia Gênesis 1:1, 2. A partir desses textos, como você descreveria a Terra primitiva? Naquele ponto, a Terra estava caótica. Havia escuridão, vazio, e não havia forma. De acordo com os textos, nos poucos dias seguintes, Deus começou o processo de preparar a Terra para a vida. O verso a seguir mostra parte desse processo. . (Gênesis 1:3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz) Note a repetição da separação e divisão. Deus separa a luz das trevas, as águas abaixo e acima do firmamento, e a terra da água. Depois que foram completadas essas divisões iniciais, Deus introduziu na Terra a primeira vida. 2. O que Deus criou em seguida? Que condições foram necessárias para que acontecesse isso? Isto é, o que foi necessário para que essa parte da criação pudesse sobreviver? Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. (Gên. 1:9-12); Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia. Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. (Gên. 1:20-26) |
Alexis Boddy | Douglasville, EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário