Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Aspectos básicos da restauração




Perguntei a alguns amigos o que lhes vinha à mente quando ouviam a palavra descanso. Para alguns, isso significava cochilos à tarde, paz e quietude, aconchego numa poltrona favorita, ou estar num abrigo seguro, longe das tensões deste mundo agitado. Certamente o descanso desempenha um papel vital em nosso bem-estar. Hoje nos concentraremos no descanso como parte da mensagem de saúde da igreja, sob duas perspectivas: o descanso espiritual e o descanso físico.


O descanso espiritual é tão importante quanto o descanso físico. Estudos científicos têm mostrado que o repouso inadequado e, pior ainda, a falta de horas de sono pode ter efeitos prejudiciais, levando ao envelhecimento prematuro, desordens nervosas e mudanças de humor. Durante o sono, o corpo realiza funções vitais que são cruciais para a saúde e a longevidade. O fato de que certas funções que ocorrem durante o sono levam à restauração é um símbolo de nosso descanso em Cristo, que leva à restauração espiritual. Somente quando descansamos nEle podemos experimentar a restauração espiritual.


A restauração física ocorre quando aderimos às leis naturais, sendo uma delas o repouso. O descanso espiritual paralelo se encontra em 


Mateus 11:28-30, onde Jesus convida os que estão cansados para que O busquem e nEle encontrem descanso. Eclesiastes 5:12 declara que “o sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranquilidade para dormir” (NVI). Alguém que trabalha muito, mas confia em Deus – ou seja, descansa em Jesus – dormirá fisicamente bem, porque não se preocupa com o amanhã. Sem dúvida, a falta de repouso adequado à noite afeta nossa maneira de participar no repouso sabático. É também importante compreender que o descanso espiritual que Jesus nos chama a desfrutar remove os sentimentos de culpa que muitas vezes levam à infelicidade e à falta de paz.


Assim como o descanso físico é necessário para a vida, o descanso espiritual é essencial tanto para a vida aqui quanto na eternidade. Como Deus descansou no sétimo dia após criar este mundo (Gn 2:2, 3; Êx 20:8-11), assim o mesmo sábado é hoje um lembrete semanal para nós de que Jesus é nosso Criador e Salvador.


Mãos à Bíblia
Leia Gênesis 1. Durante os dias da Criação, o entardecer e o amanhecer definiam cada dia. Deus estava criando um ritmo natural que permitisse o ciclo de trabalho e descanso, a fim de rejuvenescer e restaurar o corpo em um padrão regular.
6. Mencione alguns fatores que podem impedir que se tenha uma boa noite de sono.
Eis algumas sugestões para ajudar você a ter um sono melhor:
(1) exercite-se diariamente;
(2) mantenha o quarto a uma temperatura confortável;
(3) evite comer antes de dormir;
(4) evite tensão e excitamento antes de dormir;
(5) evite álcool, pílulas para dormir e cafeína.


Robert Bennett | Kingston, Jamaica


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj722010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário