Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 25 de maio de 2010

Obediência e salvação II




Deus está interessado em todos os aspectos de nossa vida, inclusive nossa saúde. Nossa responsabilidade é cuidar de nosso corpo de forma que tudo o que fizermos traga glória a Deus. A maioria das pessoas acha que o que comem e bebem é temperança. Para muitos, temperança é controlar o impulso de comer ou beber mais do que o suficiente. Contudo, a temperança também deve ser aplicada a outros aspectos da vida, como ver televisão, ouvir música, navegar na Internet, gastar dinheiro, vestir-se, dormir, falar, e até pensar.


Então, como podemos ser temperantes em tudo o que fazemos, pensamos e dizemos? Eis aqui algumas dicas:


Estabeleça prioridades. 


Comece cada dia com oração e estudo da Bíblia, pedindo a Deus que dirija você em cada passo do caminho da forma como Ele deseja, de maneira que você faça o que precisa fazer e não perca seu tempo em coisas insignificantes. Demasiadas atividades, mesmo que sejam boas, tendem a complicar a vida e a consumir tempo, de forma que sobre pouco para Deus. Dê sua primeira e melhor atenção às coisas que mais importam – as coisas de valor eterno.


Conheça seus limites. 


Ignorância é uma desculpa esfarrapada nesta época em que a informação está literalmente na ponta de nossos dedos. Tire tempo para aprender sobre os perigos do excesso em qualquer coisa e em tudo o que você faz. No dia do Juízo, daremos conta por saber o que é certo e não praticarmos.


Elabore um programa ou cronograma. 


Você não tem que segui-lo estritamente, mas um programa pode ser uma diretriz quanto à maneira de gastar seu tempo fazendo as coisas que você precisa fazer durante o dia, semana, mês e ano.


Seja responsável. 


A temperança é uma escolha que cada um de nós tem que fazer por si mesmo. Ninguém pode forçar alguém a ser temperante. Seja diligente em tudo o que faz, pensa e diz – para o seu próprio bem, porém, mais ainda, para a glória de Deus.


Mãos à Bíblia
A filosofia de muitos hoje é que o corpo nos pertence e podemos fazer com ele o que quisermos. Alguns podem justificar essa posição acrescentando o argumento de que, vivendo assim, eles não prejudicam ninguém a não ser a si mesmos. Mas sabemos que esse tipo de raciocínio está errado.


5. De que maneiras a intemperança de outros prejudicou você ou alguém que você conhece? Indo mais ao ponto, como suas ações intemperantes podem prejudicar os outros?


A Bíblia fala da importância do corpo como lugar de habitação do Espírito Santo. Esse domicílio não é só para nosso próprio benefício, pensamentos, planos e ações. Nosso corpo é, de fato, templo de Deus.


6. Por que devemos cuidar de nosso corpo? Que tema aparece nos textos a seguir respondendo a essa importante pergunta? 


Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. (João 2:19-21) 


Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (1 Cor. 6:19-20)


Vanessa Geita | Madang, Papua-Nova Guiné






Nenhum comentário:

Postar um comentário