Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 16 de março de 2010

Você pode lidar com isso?



A religião pode ser assustadora. Todos os grupos religiosos reivindicam ter a verdade. Muitas pessoas ficam confusas e decidem seguir qualquer verdade que lhes pareça certa. Daí o crescimento e popularidade do espiritualismo e ocultismo. O conhecimento, as tradições e as experiências de vida desempenham importante papel no que consideramos como verdade. Como cristãos, que verdade defendemos, e como devemos reagir a ela?


Cristo, a Verdade 


Jo 14:6 -  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim


A melhor maneira de encontrar a verdade é através de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Tomé descobriu isso quando perguntou a Jesus sobre o caminho para onde Ele iria (Jo 14:6). A resposta de Jesus revelou algumas coisas sobre Si mesmo. A fim de Tomé obter acesso ao local para onde seu Mestre estava indo, teve que saber que Jesus é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6). A única maneira de obter acesso ao Pai é por meio de Seu Filho.


A verdadeira prova 


Jo 7:16, 17 -  Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.


2Cr 25:2 -  Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração. 


Ao longo de toda a Bíblia, Deus validou Sua palavra por meio de Seus atos. Deus é justo e não deseja que creiamos nEle sem tomar uma decisão bem informada. Todos os milagres bíblicos realizados por Deus e Jesus mostram que eles são a verdade. Jesus demonstrou essa característica na Terra. Quando foi ao templo ensinar durante uma festa em Jerusalém, as pessoas perguntaram onde Ele havia adquirido conhecimento das coisas que ensinava (Jo 7:14, 15 - Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava. Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?). A resposta de Jesus foi notável. Ele disse às pessoas que elas teriam que viver o que Ele ensinava a fim de descobrir se a doutrina que Ele pregava era verdadeira ou falsa (Jo 7:16, 17).


Imagine que, como cristãos, todos nós vivêssemos os ensinos de Cristo. Muitas pessoas seriam então abençoadas por nossa vida, e a verdade seria estampada e selada na mente das pessoas que estão sendo abençoadas. Mesmo tendo a verdade como ela é em Deus, às vezes ficamos anestesiados por nossas rotinas e tradições espirituais. É possível conhecer a verdade de Deus e cumpri-la de má vontade. 2 Crônicas 25:2 diz: “Ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração.” Esse texto está falando do rei Amazias de Judá, que executou a Lei sem que seu coração estivesse nela. Se estivermos dispostos, o Espírito Santo é capaz de tornar maleável nosso coração de ferro.


Troca


Sl 51:17 -   Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.


Jr 29:13 -   Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.


A fim de aprender algo novo, temos que renunciar a algo em troca. A fim de obter o conhecimento de um engenheiro mecânico, é necessário que a pessoa renuncie a seu tempo pessoal a fim de estudar uma variedade de conceitos matemáticos e científicos. Também terá que investir dinheiro numa instituição de ensino para adquirir treinamento. A que temos de renunciar para conhecer a Cristo? Precisamos renunciar a nossos caminhos egoístas, humilhar-nos e entristecer-nos. “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Sl 51:17, NVI). Então, buscaremos a Deus e O encontraremos (Jr 29:13).


Como um bebê 


Hb 5:14 -  Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. 


Geralmente, os bebês nascem sem dentes. A variedade de alimentos que eles podem comer aumenta à medida que crescem – primeiro líquidos, depois papinhas, e quando nascem os dentes, comida sólida. Quando recebemos pela primeira vez o conhecimento da verdade, somos como um bebê. Pode levar tempo e maturidade espiritual para aprendermos tudo o que Cristo deseja ensinar-nos. Às vezes, temos de esperar que nossos dentes espirituais nasçam para que possamos comer o alimento sólido da verdade de Deus. Com a maturidade, podemos ser capazes de discernir a verdade e, portanto, distinguir o bem do mal (Hb 5:14). Paulo explicou esse conceito para que pudéssemos pregar a verdade aos que estão ao nosso redor sem bombardeá-los com coisas espirituais que eles não são capazes de entender. Não é seguro construir uma casa sem alicerce, porque sem o alicerce as paredes irão rachar e a casa pode cair. O mesmo ocorre quando vamos ensinar a verdade a outros.


A vida eterna 


Lc 4:18  -   O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 


Jo 17:3 -   E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


Quando nosso Salvador veio à Terra para nela habitar como ser humano, devotou a vida a realizar Sua missão – curar os doentes e quebrantados de coração e pregar o evangelho (Lc 4:18). Sobretudo, Ele veio dar a vida por todos a fim de que possamos viver eternamente com Ele. A vida eterna parece maravilhosa para nós que estamos sujeitos à dor, sofrimento e morte. Jesus revelou a verdade sobre a vida eterna quando olhou para o Céu e pronunciou estas palavras: “Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3, NVI). Esse texto diz muito. Declara que a vida eterna consiste em conhecer a verdade sobre o Pai por meio de Seu Filho Jesus Cristo, que é o Caminho.


Mãos à Bíblia
“Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13). “De todo o coração” significa sinceramente verdadeiro, em palavras e atos. A palavra sincero vem de duas palavras latinas: seno (sem) e cera (cera). Aparentemente, no passado, escultores menos escrupulosos disfarçavam secretamente as falhas e rachaduras em seu trabalho tampando-as com cera, que, evidentemente, não dura muito tempo. Consequentemente, sinceridade significa ser real e genuíno, não artificial.


4. Como essas duas atitudes se evidenciaram no reinado de Amazias? 2Cr 25:2 - Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração.


Temos aqui um rei que fez a coisa certa, mas com um coração que não estava no lugar certo. Esse fato mostra a possibilidade de a pessoa fazer coisas certas pelos motivos errados.

Jason Gibson Orlando, EUA


Nenhum comentário:

Postar um comentário