Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 6 de março de 2010

O fruto do Espírito Santo é domínio próprio






“Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1Co 9:27, NVI).


Prévia da semana: O pensamento correto leva à vida correta. Depender dos sentimentos tem seus perigos. O domínio próprio é desenvolvido quando permitimos que as Escrituras orientem nosso pensamento.




O controle de Cristo é domínio próprio


Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.  (Prov. 25:28)  Este verso basicamente nos fala sobre o controle do próprio temperamento. Os muros eram erigidos para proteger uma cidade contra o crime. A cidade que não fosse protegida estava exposta a todo tipo de coisas. Da mesma forma, a pessoa sem domínio próprio se expõe a todo tipo de males. O domínio próprio é a faculdade de restringir e dirigir a si mesmo de acordo com a vontade de Deus e para Sua glória.


Tentação – 


Intrusa que insiste em vir, 
Impedindo-me de o sucesso conseguir 
No objetivo que tanto tenho almejado 
De ter o fardo dos ombros retirado. 
Ela mexe com meu eu se digo não 
Àquilo que satisfaz à paixão. 
Preso estou em situação dolorosa, 
Pois existo em carne pecaminosa. 
A carne aos rios do pecado me conduz 
E através dos seus desejos me seduz. 
A resistência ao pecado, no momento, 
É um sonho de vida que acalento. 
Mas o futuro, então, à mente vem 
E me vejo alcançando um valioso bem –  
O domínio próprio.


O domínio próprio não é obtido meramente pela supressão dos desejos, mas também pelo controle dos desejos. É a manifestação da obra de Deus em nós por meio do Espírito Santo. A falta de domínio próprio é responsável por muitos dos problemas de hoje em dia. O amor insuficiente por Deus e Sua Palavra resulta na falta de domínio próprio (2Tm 3:1-4  - Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,).


Como obtemos o domínio próprio? “A fim de saber como nos conduzir circunspectamente, precisamos seguir o caminho indicado pelos passos de Cristo” (Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus [MM 1956], p. 154). 


Aprendemos o domínio próprio ao nos entregarmos ao Senhor. Sermos controlados por Cristo é saber que somos dEle. Nesta semana, que sua oração seja: “Dirige os meus passos nos Teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem” (Sl 17:5, Almeida, Edição Revista e Corrigida de 1969).


Mãos à Bíblia
Alguns sinônimos do domínio próprio são autodisciplina, força mental e força de vontade. Esse fruto do Espírito vai muito além de simplesmente refrear os cristãos para que não façam o que é proibido, mas inclui nos habilitar para fazer o que é bom.


1. Contra que três pecados nos previne 1 João 2:15 e 16
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, aconcupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 


Como se manifestam em nossa vida se não formos cuidadosos?


2. Filipenses 4:8  - Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 


O verso acima menciona quais devem ser os enfoques da vida cristã. Quais são eles, e como podem nos proteger dos perigos mencionados em 1 João 2:15 e 16?


Existe uma constante luta contra o próprio eu, contra a carne e contra os caminhos do mundo. Paulo descreve esse dilema em Romanos 7:15-18 -  Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 


Porém, em Romanos 8:1, ele nos dá a resposta: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (RC).

Edinor Lindiwe Donda Pretória, África do Sul



Nenhum comentário:

Postar um comentário