Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 26 de março de 2010

A essência do caráter cristão





“A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” (Cl 1:27, NVI).


Prévia da semana: Os frutos da salvação podem ser encontrados unicamente no Espírito Santo. Eles nos libertam de uma vida negativa. São cultivados pela direção do Espírito Santo e aprofundam nossa comunhão com Cristo.



45 segundos poderiam determinar seu destino


Com uma dramática vitória nas finais estaduais de um time que viera lá de baixo, o técnico Cleveland Stroud e os Bulldogs da Escola Secundária de Rockdale conseguiram ser campeões no campeonato de basquete da Geórgia em 1987. Contudo, não há registro desse acontecimento na prateleira de troféus, porque os oficiais da escola alertaram as autoridades para o fato de que um jogador ilegal do ponto de vista escolar havia jogado por 45 segundos durante o primeiro jogo deles após as classificatórias. “Não sabíamos que ele estava ilegal na época”, Strout relatou. “Algumas pessoas disseram que não devíamos ter dito nada sobre isso, que tinham sido apenas 45 segundos e que o jogador não era um jogador de impacto. Mas a gente tem que fazer o que é honesto e... o que as regras dizem. Eu disse ao meu time que as pessoas se esquecem das pontuações dos jogos de basquete, mas não se esquecem daquilo do qual a gente é feito.”


Muitos de nós fingimos ter uma personalidade agradável para esconder nossas garras, mas nosso verdadeiro caráter é revelado pelo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando. Ouvi falar que a principal razão pela qual as pessoas não creem em Deus é que tantos cristãos que O professam com os lábios O negam com a vida.


A esperança, contudo, não é perda. Pela habitação do Espírito Santo, podemos adquirir novo caráter 


2Co 5:17 - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.  


e ser enxertados em Jesus 


Jo 15:5 -  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


Durante este trimestre, estudamos a essência do caráter cristão: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, justiça e verdade. Esses atributos celestiais, embora não sejam produzidos por meio de esforço consciente de nossa parte, são aperfeiçoados quando perseveramos em fazer o que é certo, quer seja devolvendo o troco a mais recebido de um caixa, quer seja não seguindo a multidão para fazer o mal.


Querendo ou não, estamos em evidência. Somos conhecidos por nossos frutos espirituais (Mt 7:20  - Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis). “Quando nos comportamos mal, ou deixamos de nos comportar bem, estamos tornando a fazer o mundo exterior descrer do cristianismo.”* O mundo não apenas procura em nós exemplos morais, mas os espera de nós!


Semeie um hábito e você colhe um caráter; semeie um caráter e você colhe um destino. As pessoas nunca se esquecem daquilo de que você é feito. Então, o que você vai fazer? Você tem apenas alguns segundos para reagir... 45, para ser exato.


* C. S Lewis, Cristianismo Puro e Simples.


Mãos à Bíblia
Pense em suas próprias orações, ou nas orações que você ouve dos outros. Não importa quão legítimas sejam as preocupações, em que categoria está a maioria delas? Não é “no que posso conseguir”?, em vez de “em que posso me tornar”?


1. O que Jesus quis dizer quando nos orientou a buscar “primeiro” o reino de Deus (Mt 6:33 - “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”)


Por que buscá-Lo primeiramente? Mt 16:26 - Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? 


2. De acordo com Paulo, que é o reino de Deus? Rm 14:17 -  Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Kimberley Cadogan St. Philip, Barbados




Nenhum comentário:

Postar um comentário