Reencontro - saudades de você - oficial

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pratique a verdade para revelar os frutos




Jesus proclamou que Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim). 


Também pediu ao Pai que nos enviasse o Espírito Santo (o Consolador), que é o Espírito da verdade (verso 17 - o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós). Uma vez que somos incapazes de ver fisicamente a Cristo ou falar com Ele como os discípulos faziam, o Espírito Santo vem para habitar em nós e guiar-nos à verdade que Cristo revelou enquanto esteve na Terra. 


A História nos tem ensinado que conhecer a verdade é bom. Contudo, precisamos aplicá-la a nossa vida. Como fazemos isso? João 17:17 diz: “A Tua Palavra é a verdade.” “Declara-se que a Palavra de Deus é a ‘verdade’. As Escrituras nos revelam o caráter de Deus através de Jesus Cristo. Tornamo-nos novas criaturas ao fazermos das verdades da Palavra de Deus uma parte da vida.”*


Uma vez que a Palavra de Deus é a verdade, e uma vez que Sua Palavra engloba os Dez Mandamentos, podemos concluir que a verdade é demonstrada pela guarda da Lei. Jesus diz: “Vocês os reconhecerão por seus frutos” (Mt 7:16, NVI). Os frutos formam o caráter de uma pessoa. Eles são o que uma pessoa faz. Assim, nossa transformação de caráter quando vivemos pela Lei de Deus torna evidentes os frutos do Espírito. Esses frutos são vistos quando colocamos a Palavra/Lei de Deus em ação. O exemplo de Cristo nos ensina como guardar a Lei. Não sejamos como os fariseus, que conheciam a verdade, mas a aplicavam mal. Precisamos, assim, pedir que o Espírito Santo nos ajude a entender a Palavra de Deus, bem como aplicá-la corretamente a nossa vida diária.


Se permanecermos na Palavra de Deus e guardarmos Seus mandamentos, seremos Seus discípulos, conheceremos a verdade e seremos livres (Jo 8:31, 32 - Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará). 


Obedecer à Palavra de Deus nos liberta da culpa, da condenação e da dor, porque Jesus substituirá o vazio por Seu fruto (caráter) que é constituído de amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22, 23 ... e Contra estas coisas não há lei).


* The SDA Bible Commentary, v. 5, p. 1053.


Mãos à Bíblia
“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (Jo 16:13). Devido ao que aprendemos ontem, é óbvio que a obra do Espírito Santo é apontar-nos o caminho a Cristo e nos ajudar a permanecer nEle. Veja esta poderosa declaração: “A pregação da Palavra não será de nenhum proveito sem a contínua presença e ajuda do Espírito Santo. Este é o único Mestre eficaz da verdade divina. Unicamente quando a verdade chega ao coração acompanhada pelo Espírito, ela vivifica a consciência e transforma a vida. Uma pessoa pode ser capaz de apresentar a letra da Palavra de Deus, pode estar familiarizada com todos os seus mandamentos e promessas; mas, a menos que o Espírito Santo impressione o coração com a verdade, ninguém cairá sobre a Rocha e se despedaçará” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 671, 672).


3. Qual é o papel do Espírito Santo, descrito por Ellen G. White, na declaração acima?

Kimberly A. Hudgens Orlando, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário