Reencontro - saudades de você - oficial

sábado, 20 de março de 2010

Os frutos do Espírito




Os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.


A lista destaca a atitude mental (ou atitude do coração) que os cristãos devem desenvolver. Jesus exemplifica cada um desses frutos. Portanto, Ele é nosso exemplo; e o Espírito Santo nos ajuda a seguir Seu exemplo. Há tantas situações no Novo Testamento em que O vemos revelando esses dons ao interagir com os que veio salvar – por exemplo, a mulher de Samaria, que Jesus encontrou ao lado de um poço enquanto viajava por aquela região. Naquela época, os judeus e os samaritanos eram amargos inimigos. Além disso, o costume era que homens não conversassem com mulheres em público. Contudo, Jesus passou por alto essas atitudes entrincheiradas. Mostrou a ela Seu amor, Sua compaixão, Sua amabilidade e bondade. Também foi paciente com ela enquanto ela apresentava seu lado da situação. Você pode imaginar a paz que ela deve ter experimentado quando percebeu que seus pecados tinham sido perdoados? E que dizer da alegria demonstrada quando ela deixou o cântaro ali e correu de volta à aldeia para contar a todo mundo que havia conhecido o Cristo? Toda essa experiência a encorajou à fidelidade.


“Essa mulher encontrava-se em disposição de espírito capaz de apreciar. Estava pronta para receber a mais excelente revelação, pois se interessava nas Escrituras, e o Espírito Santo lhe estivera preparando a mente para a recepção de maior luz” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 190).


Somos chamados a imitar Jesus na maneira como Ele alcançou a todos os que dEle tinham necessidade. Que todos com quem temos contato diário, ou mesmo ocasional, vejam uma luz brilhando em nós. Que o mundo experimente o amor de Deus por meio dos frutos do Espírito Santo que estamos produzindo. Que nos amemos uns aos outros, e que decidamos, desta semana em diante, darmos ao Espírito Santo permissão para cultivar o crescimento desses frutos em nossa vida. Que Deus opere poderosa transformação em sua vida para que outros possam ver Cristo em você, “a esperança da glória” (Cl 1:27).


Mãos à obra
  1. Aliste as pessoas que você ainda não perdoou, e peça a Deus que lhe dê forças para fazê-lo, não importa o que elas tenham feito para você. Lembre-se de que esse pode ser um processo que precisará de continuação.
  2. Analise relacionamentos famosos na Bíblia, e aliste as características que enfraqueceram ou fortaleceram esses relacionamentos. Quais dessas características você precisa desenvolver? Quais você precisa descartar? Ore pela ajuda do Espírito Santo para fazer essas duas coisas.
  3. Partilhe com alguém que você não conhece o que Cristo tem feito por você.
  4. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). À medida que o Espírito Santo inspirar você, escreva seus pensamentos sobre a morte de Cristo por você e por outros – até a pessoa mais “desprezível” que você conhece.

Alicia Haynes St. Philip, Barbados


Nenhum comentário:

Postar um comentário