Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 9 de março de 2010

Amor é uma palavra de ação





Justiça é santidade, semelhança com Deus; e ‘Deus é amor’. I João 4:16. É conformidade com a Lei de Deus; pois ‘todos os Teus mandamentos são justiça’ (Sl 119:172); e o ‘cumprimento da Lei é o amor’ (Rm 13:10). Justiça é amor, e o amor é a luz e a vida de Deus. A justiça de Deus se acha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O.


“Não é por meio de penosas lutas ou fatigante lida, nem de dádivas ou sacrifícios, que alcançamos a justiça; ela é, porém, dada gratuitamente a toda pessoa que dela tem fome e sede” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 18).


Jesus ama de maneira prática. Ele ajudou Seus exaustos amigos a apanhar peixes, e curou aldeias inteiras. Foi amigo dos excluídos e mostrou compaixão a uma mulher apanhada em adultério. Morreu nossa morte, a fim de que Sua justiça nos cobrisse, e agora mistura Sua justiça com nossas orações e as apresenta a Seu Pai.


Contudo, Ele nem sempre é permissivo e de palavras suaves em Seu amor. Jesus expulsou os cambistas da casa de Seu Pai quando eles deixaram de honrar a Deus, e falou a verdade em amor quando esta era difícil de se ouvir. O amor precisa ser claro a fim de ser bom, estabelecendo limites e protegendo as pessoas de cruzá-los e, assim, se prejudicarem. O amor diz não quando é impopular dizer não. O amor pode ser embaraçoso, difícil e cansativo. Amar dessa forma requer fé, que também é um fruto do Espírito.


Jesus é nosso Exemplo e Substituto na questão de justiça. Continuemos a meditar em Sua vida, e ao discernirmos a perfeição do caráter de nosso Salvador, havemos de desejar ser inteiramente transformados, e renovados à imagem de Sua pureza. Quanto mais conhecermos a Deus, tanto mais elevado será nosso ideal de caráter, e mais veemente nosso anseio de Lhe refletir a imagem” (Idem, p. 19).


Mãos à Bíblia
7. Que acontecimento no passado nos levou a ser condenados? Como podemos nos tornar justos? 


Rm 5:17-19  -  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 


8. Se a justiça de Jesus é um dom, como podemos obtê-la? 


Gl 3:6 -  É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. 


Tg 2:23  -   e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 


Romanos 5:19  -  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 


No verso de Rom. 5:19, acima citado, note a ênfase na desobediência e na obediência. A desobediência de um homem, a de Adão, levou todos nós a ser pecadores. Esse é o ensino bíblico básico. O pecado de Adão levou à queda da humanidade. Cada um de nós, todos os dias de nossa vida, está vivendo com os resultados dessa desobediência. Ninguém está imune.

Kate Hollingsworth Coldstream, Austrália



Nenhum comentário:

Postar um comentário