Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 30 de março de 2010

O coração de um adorador




Davi sabia louvar a Deus. Contudo, não podemos nem começar a compreender a profundidade de seus louvores e a maneira como ele os expressava, sem entendermos um pouco de quem ele era – um homem cujas experiências com Deus eram tais que o tornaram um salmista.


Habitava em Davi profunda afeição por Deus, que ele expressava por meio de sua adoração. Esse pastorzinho transformado em rei viveu uma vida de confiança e angústia, reconciliação e alívio. Grande parte de sua obra no livro dos Salmos o retrata, ou confessando com um coração contrito, ou louvando com um espírito decidido. Se Davi não compreendesse nada mais sobre Deus, compreendia Seu grande poder. O uso que Davi faz de palavras fortes, abrangentes, como “todo”/“tudo”, quando ele diz: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim”, mostra não apenas a magnitude de sua afeição, mas também sua compreensão da grandeza de Deus. Ele acreditava que era preciso tudo o que havia dentro dele para bendizer o nome de Deus.
O que realmente me fascina, contudo, é o fato de que os salmos de Davi são tão aplicáveis a toda a humanidade. Davi escreveu poemas e canções que são universais. Durante séculos, os judeus e os cristãos gentios têm usado os salmos para sua liturgia formal. O Salmo 103 era usado em ocasiões especiais no templo para expiação. Jesus citou do livro dos Salmos e de Isaías mais do que de quaisquer outros livros do Antigo Testamento.


Conosco ocorre a mesma coisa. Os salmos são usados nas devoções particulares e públicas, e são impressos em hinários – sem se levar em conta a idade, experiência, raça, formação acadêmica ou afiliação religiosa daqueles que os utilizam. Os salmos de louvor compostos por Davi são nossa linguagem universal – nosso tudo.
“Os salmos de Davi passam por uma série completa de experiências, desde as profundezas da culpabilidade consciente e condenação própria, até a fé mais sublime e mais exaltada comunhão com Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 754). Verdadeiramente, os salmos de louvor compostos por Davi podem ajudar a curar nosso coração e nos apontar o caminho ao lar.


Mãos à Bíblia
“Alegre-se em Deus. Cristo é luz, e nEle não há treva nenhuma. Olhe em direção à luz. Acostume-se a falar do louvor de Deus. Torne os outros felizes. Essa é sua primeira responsabilidade. Isso haverá de fortalecer os melhores traços de caráter. Abra, escancare as janelas do coração em direção ao Céu, e permita que entrem os raios do sol da justiça de Cristo. Pela manhã, ao meio-dia e à noite, seu coração pode estar pleno dos raios brilhantes da luz do Céu” (Advent Review and Sabbath Herald, 7 de abril de 1904) 6. Como você pode tornar essas palavras uma realidade em sua vida?
7. Quaisquer que sejam suas lutas, que motivos você tem para louvar a Deus? Escreva uma lista dessas coisas e diga por que você é grato a Deus.


Teka-Ann Haynes | Mentone, EUA


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2010/frlicj122010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário