Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 5 de março de 2010

Autocontrole e autodestruição





Os detalhes que envolvem a morte de Alexandre o Grande são discutíveis. Um relato declara que, enquanto estava ocupado com planos para melhorar a irrigação do Eufrates e acalmar a costa arábica do Golfo Pérsico, Alexandre ficou muito doente durante uma cerimônia em honra da partida de Nearco para a Arábia. Essa mesma cerimônia também estava comemorando a morte de Héracles. Nesse evento, Alexandre encheu uma imensa taça de vinho e a tomou rapidamente. Isso lhe causou grande dor e angústia. Contudo, ninguém conseguiu ajudá-lo, e ficou evidente que ele iria morrer. Seus amigos lhe perguntaram: “Para quem você deixa o reino?” Ele respondeu: “Para o melhor [o mais forte].” Essas foram as últimas palavras dele. Ele foi chamado o Grande, mas não foi “o grande” no exercício do domínio próprio. Ele conquistou o mundo, mas não conseguiu conquistar seus desejos. Ele literalmente morreu de beber.


Segundo uma convergência de evidências científicas e crenças espirituais, o bem-estar consistente depende mais da capacidade da pessoa de controlar experiências internas do que de controlar eventos e circunstâncias externas. Isso de maneira alguma é um conceito novo. É uma ideia encontrada em muitas culturas e religiões. O controle de desejos internos determina o resultado das experiências externas.


Na primeira parte de 2 Samuel 11, Davi intencionalmente observa Bate-Seba se banhando e ordena que ela lhe seja trazida. Como resultado dessa falta de autocontrole, Bate-Seba fica grávida, e Davi manda matar o marido dela para poder se casar com a moça. Esse assassinato em si exibe mais falta de autocontrole ainda. José, contudo, exerceu domínio próprio quando a esposa de Potifar se ofereceu para ele.


Embora a mentira dela sobre o que aconteceu tenha feito com que José fosse parar na prisão, o resultado final de sua recusa em sucumbir à proposta dela foi que uma nação foi salva da morte pela fome.


Mãos à Bíblia
Traído por sua própria família, vendido como escravo, José tinha bons motivos para duvidar do amor e cuidado (e até da existência) do Deus sobre quem ele havia sido ensinado desde a infância. Mas não foi isso o que ele fez.


3. Qual foi o segredo da vitória de José? Gn 39:7-20  -  Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora. Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela, chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz. Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora. Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa. Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me; quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora. Tendo o senhor ouvido as palavras de sua mulher, como lhe tinha dito: Desta maneira me fez o teu servo; então, se lhe acendeu a ira. E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão. 


4. Como José foi “recompensado” pela recusa em se submeter à tentação? Gn 39:20. -  E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão. 


Ele foi acusado falsamente e lançado na prisão. É isso o que se consegue por ser fiel?


5. Qual é a verdadeira recompensa por vivermos de acordo com a vontade de Deus? Gl 6:8 - Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

Sipiwe Nelani Cidade do Cabo, África do Sul




Nenhum comentário:

Postar um comentário